30 de jun. de 2009

V6 bicombustível

Por R$ 109.900, a Mitsubishi lançou o modelo com o primeiro motor V6 flexível do mercado, o Pajero SportFlex. O propulsor, que gera até 205 cv com álcool, é baseado na versão a gasolina da picape Triton (que também deverá receber a tecnologia).

A inovação da marca japonesa, surpreendentemente, tem despertado interesse em outras montadoras. A Nissan, por exemplo, já pensa em investir num V6 flexível. Algo surpreendente, já que os clientes desse tipo de carro, que no geral custam mais de R$ 100 mil, não parecem fazer questão de propulsor bicombustível.

Ford e Dodge, por exemplo, vendem nos EUA o Fusion e o Journey em versão flexíveis. No entanto, no Brasil optaram por adaptar os veículos para rodar apenas a gasolina. A explicação é que os modelos mexicanos, na verdade, estão prontos para rodar com E85 (85% do combustível vegetal e 15% do derivado do petróleo). Nesse caso, não há necessidade de tanquinho de combustível, o que seria preciso para que eles pudessem usar o álcool nacional.

O fato é que se a Mitsubishi começou, as outras provavelmente terão de correr atrás. Enquanto não existia, o cliente até poderia não fazer questão. Mas agora, que uma fabricante tomou a dianteira, é bem possível que os consumidores de modelos V6 passem a fazer questão da flexibilidade.

Nenhum comentário: