11 de jun. de 2009

E o nome dela é... Amarok. Conhece?

por Luís Felipe Figueiredo

O nome da primeira picape média da Volkswagen, que chega ao Brasil no começo de 2010, foi divulgado pela fábrica esta semana. É Amarok. Isso mesmo. Não sabe o que significa? A explicação é interessante.

DIVULGAÇÃO
Protótipo da VW Amarok

A Amarok em versão conceitual que esteve no Salão de SP, ano passado

Segundo comunicado da fábrica, significa "lobo" na língua do povo inuit, esquimós que vivem no norte do Canadá e na Groelândia. Em outro lugar encontrei explicação diferente. Amarok seria para os inuit um lobo mítico que devora aqueles que saem para caçar à noite e sozinhos.

FOTOS: CARPARAZZI

Amarok em testes

A picape flagrada durante testes em Nürburgring

Referências ao mamífero não são novidade para a VW. A matriz (que decide coisas delicadas como essa, nomes de seus produtos) fica em Wolfsburg, na Alemanha. O nome da cidade significa algo como Fortaleza do Lobo.

Explicações à parte, não seria melhor deixar Robust, que era como o projeto era chamado?

Amarok em testes

A Amarok será fabricada na Argentina, em Pacheco (perto de Buenos Aires) e vai enfrentar Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Toyota Hilux. Terá motor turbodiesel fabricado pela própria VW (Ranger e S10 usam motores MWM International; as outras duas têm soluções de casa também) e carroceria cabine-dupla. Versão cabine-simples e motor flexível em combustível estão previstos para a versão brasileira.

Nenhum comentário: