15 de jun. de 2009

Urgência de tartaruga

por Luís Felipe Figueiredo

Já escrevi aqui sobre a questão de estacionar em local proibido e como isso causa transtorno a muita gente. Ou seja, uns poucos que atrapalham a vida de vários.

Aí esta semana um caminhão guincho resolveu estacionar bem em frente à minha janela. A rua é estreita, embora de mão dupla, e o caminhão fora de lugar atrapalhava a vida de todo mundo que passava por ali. Foi a desculpa para testar um serviço da CET.

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO/AE
Caminhão irregular
Lá está ele, bem debaixo da placa, e todos devem desviar

No site da Companhia de Engenharia de Tráfego existe uma seção "Fale com a CET". Clicando nela você encontra a subdivisão "Emergências". Cliquei. Abriu uma janela para reclamações. Basta colocar o nome, o e-mail e postar a reclamação. Depois é só clicar em "enviar" e pronto.

Escrevi que havia um caminhão parado em local proibido - bem debaixo da placa - e que ele atrapalhava o trânsito local. Dia chuvoso, é um aclive suave, o pessoal vem rápido... Chance de batida. As fotos mostram os carros desviando na contramão. Como era emergência, imaginei que a solução viria rápido. Assim que minha reclamação chegasse à central de atendimento, seria feito um contato por rádio com uma unidade da Companhia e, zás!, o carro da CET estaria aqui na frente, autuando o infrator. Ledo engano.

O caminhão continou ali por mais meia hora e foi embora sem problema algum. Enquanto isso, quem quisesse passar pela rua que desviasse dele.

Resposta da CET eu obtive. Às 16h47, dizendo que "a situação havia sido encaminhada para verificação". O problema é que eu havia feito a reclamação às 11h. Eles demoraram CINCO horas para dizer que haviam encaminhado a reclamação. Isso é que é urgência. De tartaruga. Ou cágado.

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