24 de jun. de 2009

Filtro sujo: mito ou verdade?

Você acha que o filtro de ar sujo aumenta o consumo?


Contrariamente ao que se acredita, o consumo não aumenta com filtro sujo. Isso só acontecia com determinados tipos de carburador, os de aeração externa da cuba.

Um veículo é dotado, em geral, de quatro filtros de extrema importância para o funcionamento do veículo. Retém as partículas sólidas e de carvão que ficam em suspensão no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais às peças móveis do motor. É substituído integralmente em intervalos pré-determinados.

Fique por dentro do filtro de óleo: retém as partículas sólidas e de carvão que ficam em suspensão no lubrificante e que poderiam ser prejudiciais às peças móveis do motor. É substituído integralmente em intervalos pré-determinados.

Fique por dentro do filtro de combustível: sua função é reter sujeira trazida pelo combustível e aquela produzida pelo próprio tanque, como ferrugem, que poderia provocar danos ao carburador ou, como é o caso hoje, às válvulas de injeção (bicos injetores). Ao fim de sua vida útil precisa ser substituído completo.

Fique por dentro do filtro de micropoeira: também conhecido por filtro de pólen, fica localizado na entrada do sistema de ventilação de cabine, sendo feito de papel também. É importante por reter poeira que possa trazer bactérias para o interior do veículo.

Fique por dentro do filtro de ar: evita que partículas sólidas presentes no ar, como a poeira em suspensão mesmo nas cidades, sejam aspiradas pelo motor e causem danos internos. Atualmente todos os filtros de ar constituem-se numa carcaça, no interior da qual existe um elemento filtrante, fabricado de papel especial, que deve ser substituído periodicamente. Se não for feito, aumenta a restrição à passagem de ar, o que acarreta perda de potência.

Nenhum comentário: