12 de jun. de 2009

Cuidados para a bateria do seu carro não te deixar na mão

  • Porque a bateria do carro descarrega?
  • O que fazer se a bateria do carro descarregar?
  • Acabou a bateria do carro quando estava estacionado, o que faço?
  • Como carregar a bateria descarregada?
  • Como pegar o carro com a bateria descarregada?
  • É possível o rádio ligado descarregar a bateria do carro?
  • Como cuidar da bateria do meu carro?
  • Porque a bateria do carro esta descarregando rápido?
  • Devo mudar a bateria para um som com varias caixas de som?

A bateria é tão essencial no veiculo quanto uma boa gasolina, mas nem sempre cuidamos dela com o devido cuidado e respeito que ele merece.

Muitas vezes,
nos vemos em situações difíceis por causa da tão ignorada bateria e só nestes momentos é que nos preocupamos e vemos que não temos
noção dos problemas que ela pode causar, se não for bem cuidada pelo proprietário.

A vida media de uma bateria é de 2 anos, isso dependendo de alguns fatores que devem ser observados pelo proprietário de um veiculo, como sistema de carga do veiculo, temperatura do compartimento onde esta a bateria, se ela é adequada ao veiculo e se esta bem fixada.

Para que sua bateria esteja bem conservada, você deve observar alguns fatores, como chegar a parte elétrica e nível de água do veiculo, antes de instalar sua bateria. Consulte sempre um eletricista de sua confiança;

Mantenha a bateria sempre limpa, principalmente os pólos;

Não desligar os terminais com o motor funcionando;

Não recarregar os terminais com o motor funcionando;

Para que você possa se familiarizar com os problemas causados por uma bateria mal cuidada, a tabela abaixo vai ajudar a resolver as questões e problemas mais freqüentes daqueles que por vezes, se vêem as voltas com problemas de bateria.

Problema

Possíveis
Causas
Método
de Analise
Solução
Veiculo
não da partida ou parte com dificuldade
Mau
contato devido a aperto insuficiente dos cabos, mau contato por oxidação
entre os cabos, pólos ou conexões ou ligação de massa insuficiente
Checar
visualmente.
Caso detectar condição inadequada…
Aperte
os parafusos de fixação.Se necessário, troque conectores ou cabos.Em
caso de mau contato, remova os contatos e lixe os pontos de conexão.
Bateria Descarregada
devido a veiculo com pouco uso ou com uso constante, mas por pequenos
percursos.
Verifique
o pedômetro e compare com a data de venda do veiculo. Caso seja detectada
descarga por pouco uso…
Desconecte
o cabo negativo da Bateria quando o veiculo ficar sem uso por longos
períodos.
Fuga de Corrente Desligue
todos os consumidores e posicione um amperímetro em serie com a Bateria.
Caso a corrente de fuga seja superior a 20 mA…
Retire
um a um dos fusíveis ate detectar o circuito responsável pela fuga
e corrija a falha.
Alternador não gera
corrente suficiente para o consumo do veiculo
Com
um miliamperimetro em serie, ligue todos os opcionais do veiculo. Acelere.
O amperímetro deve marcar zero ou uma leitura de corrente positiva.
Revise
a existência de cabos soltos, se a correia do alternador esta frouxa,
se a lâmpada indicadora de carga no painel esta queimada, se o alternador
esta funcionando bem.
Regulador com tensão
abaixo de 13,8V.
Com
um amperímetro em serie e um voltímetro em paralelo com a Bateria,
acelere o motor. Quando a leitura da corrente apresentar um valor a
1 A leia a tensão.. Caso apresentar a tensão de carga 13,8 V e não
existirem cabos soltos ou correia frouxa…
Substitua
o Regulador de Tensão.
Algum equipamento ficou
ligado
Verifique
os equipamentos ( opcionais )
Recarregue
a Bateria
Bateria com defeito Teste
da Bateria com equipamento adequado
Substituir
a Bateria
Veiculo não da partida
(embora luzes no painel acendam).
Fusível
de Alimentação queimado.
Verifique
visualmente.Caso esteja queimado…
Substitua
o fusível.
Chicote de Comutador
queimado
Verifique
visualmente.Caso esteja mau conectado ou desconectado…
Conecte
o chicote adequadamente.
Comutador com defeito Caso
o problema não seja resolvido
Troque
o comutador
Motor de partida com
defeito
Coloque
um amperímetro em serie com a Bateria. A corrente de partida de ser
compatível com o motor:
1000 a 1600cc -Imax = 100A
1600 a 2000cc -Imax = 130A
2000 a 4500cc- Imax = 180A
Substitua
o motor de partida
Veiculo de repente apagou Bateria
pode estar isolada.
Com
a Bateria carregada, proceda a analise da Bateria com equipamento adequado.Se
a tensão estiver a menos de 2V e a corrente próxima de zero…
Substitua
a Bateria.

Veiculo parte com dificuldade

Bateria
descarregada.Motor fora de ponte( motor com ângulo de ignição descalibrado)
Verifique
o ponto do veiculo com equipamento adequado.Caso haja problema…Verificar
conforme tabela acima a condição do motor de partida. Caso haja problema…
Regule
o ponto de ignição.
Substitua o motor de partida

Odor anormal no veiculo.
Maior intensidade com o acionamento da luz do farol, rotação ou vazamento
de solução eletrolítica.

Sobrecarga
na Bateria devido a tensão do regulador estar acima de 14,4 V.
Coloque
o voltímetro em paralelo com a Bateria e acelere o motor. Se a tensão
for maior que 14,4V…
Substitua
o regulador de tensão e se necessário, o alternador.

Veiculo com ruído (motor
de partida continua acionado após partida).
Comutador
de partida do veiculo não retorna a posição correta.
Verificar
visualmente.
Caso apresente falha…
Substitua
o miolo da chave ou o comutador caso persistir o defeito.Substitua o
motor de partida.
Lâmpada indicadora de
carga no painel não apaga.
Regulador
de tensão ou alternador com defeito.
Verificar
conforme descrito acima.
Caso haja problema…
Substitua
o regulador ou alternador conforme resultado do teste.

Lâmpada indicadora de
carga no painel piscando.

Rotação
do motor abaixo do especificado.
Verifique
a rotação e tensão da correia.
Caso haja problema…
Corrigir
a rotação do motor e a tensão da correia.
Veiculo com ruído no
alternador
Tensão
alta na correia.
Correia com defeito.
Rolamento com defeito
Checar
Tensão.
Verificar correia.
Verificar existência de ruído.
Corrija
tensão da correia.
Substitua a correia.
Substitua o alternador