15 de jun. de 2009

Saab sueca de novo!

por Nícolas Borges

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Protótipo 92.001 ou UrSaab, de 1946, que deu origem ao Saab 92

Acho que depois de acelerar uns Volvo entrei numa fase sueca. É que fiquei animado com a possibilidade de a Saab voltar a ser controlada por suecos, algo que não acontece desde 1989, quando a General Motors comprou 50% das ações da montadora escandinava, que estava em crise. Em 2000, os americanos arremataram a outra metade. Com a derrocada da GM, a Saab corre o risco de até ser fechada caso não encontre algum comprador, já que ela não está nos planos futuros do ex-maior grupo automotivo mundial.

Mas agora o importante é que anteontem a Koenigsegg, apoiada por investidores noruegueses (escandinavos também, tudo em casa), fez uma proposta para comprar a Saab, o que torço muito para que realmente aconteça. É uma esperança de volta às origens da Saab, que tem uma enorme tradição em tecnologia mas virou uma marca secundária sob os braços da GM. Além de também ser sueca, a Koenigsegg produz carros fantásticos como o CCXR (que rende 1.030 cv com E85!) e pode tanto crescer com a aquisição como ajudar a Saab a viver dias de glória de novo.

Para se ter uma idéia da história de inovações da Saab, seu primeiro modelo, o 92, tinha uma carroceria com excelente aerodinâmica, uma preocupação quase inexistente na época em que foi lançado, em 1949. Tudo porque 15 engenheiros aeronáuticos desenvolveram o carro - a Saab foi criada em 1937 para produzir aviões, o que faz até hoje.

É da marca sueca o primeiro carro com apoios de cabeça de série, o GT750, de 1958. Cinco anos depois, foi a primeira montadora de produção em massa a oferecer os circuitos diagonais de freio. Outro marco do qual a Saab se orgulha é o de ter lançado o primeiro carro familiar com motor turbinado, o 99 Turbo, em 1977. O motor quatro-em-linha 2.0 rendia 145 cv e fazia o hatch ir de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Em 1979, ele se tornou o primeiro o modelo turbo a vencer uma etapa do Mundial de Rali, nas mãos do sueco Stig Blomqvist, ambos em casa: era a etapa da Suécia! E por falar nos escandinavos, vou ouvir um pouco de Hives, Creeps e Cardigans...


Saab 99 Turbo, de 1977: o 1º carro familiar turbinado da história

Nenhum comentário: