27 de jun. de 2009

Um carro ou um bifinho? Adivinhe quem é o maior vilão do aquecimento global?

Se você respondeu “o carro”, errou. Segundo divulgado pela FAO (Agência para Agricultura e Alimentação da ONU), o gado é um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global, respondendo por 18% – contribuição maior que a do setor de transportes – e representa um quinto do total de emissões de gases que provocam o superaquecimento do planeta.

Por quê? Os gases eliminados pelo esterco, óxido nitroso (N2O), tem um poder aquecedor 296 vezes maior que o dióxido de carbono. Isso sem falar nas flatulências (isso mesmo, o pum!) desses bichinhos, que contêm um gás chamado metano (CH4), com poder 23 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono.

Aquele churrasquinho com os amigos pode pesar ainda mais na consciência se pensarmos que 30% da superfície terrestre do planeta são destinados à criação de gado e à produção de alimentos consumidos por eles (aliás, eles consomem mais comida do que produzem).

"A pecuária é um dos causadores mais significativos dos problemas ambientais mais sérios da atualidade", diz Henning Steinfeld, autor do estudo "A grande sombra da pecuária", relatório feito pela Organização das Nações Unidas. “O desmatamento provocado pelas grandes fazendas é uma das principais causas da perda de espécies animais e vegetais únicas nas florestas tropicais das Américas do Sul e Central, assim como da emissão de carbono na atmosfera", alerta Steinfeld.

Quer rodar de carro sem tanta culpa? Talvez fazer uma dieta vegetariana seja uma boa compensação.

Nenhum comentário: