15 de jun. de 2009

Preço do carro zero caiu 1,4% no ano

Maio registrou a maior queda (- 0,49%) desde dezembro do ano passado

O preço do carro zero continua caindo. Maio registrou a maior queda mensal no ano, - 0,49%, somando 1,4% no acumulado de janeiro a maio.

Mesmo depois da queda história registrada em dezembro, de 4,2%, em consequência da redução do IPI, os preços mantêm a tendência de queda. As montadoras têm compromisso com o governo de não aumentar os preços de tabela enquanto durar a redução do imposto e por isso, oficialmente, os preços se mantêm inalterados. Mas a grande concorrência no mercado faz os preços baixarem.

Os maiores descontos são encontrados no segmento de carros de luxo. A marca cujos preços mais caíram em abril foi a Mercedes-Benz, com recuo médio de 3,3%. Os carros da Hyundai caíram 2,1%, a BMW apresentou queda de 1,6% e a Kia 1,2%.

Entre as grandes, a Fiat foi a que apresentou a maior queda de preço no mês: 1% A Chevrolet caiu 0,9% e os preços dos carros da Volkswagen subiram e 0,2%. A Ford manteve os preços inalterados no mês.

A evolução dos preços dos carros novos é feita pela AutoInforme com base na cotação da Molicar, que pesquisa o preço praticado dos cerca de 700 modelos ofertados no mercado interno (considerando todas as versões de carroceria, motorização e acabamento). Para calcular a variação média de preço são consideradas as vendas de cada veículo no mês.

Nenhum comentário: