4 de jun. de 2009

Ar-condicionado

- O inverno é uma época em que as pessoas não utilizam muito o sistema de ar-condicionado. Para manter o bom funcionamento e evitar riscos de enfrentar problemas no verão, basta seguir essas dicas simples. Assim o sistema manterá bom desempenho durante todo o ano. Lembre-se de que o ar-condicionado também ajuda a melhorar a visibilidade em dias chuvosos, funcionando como desembaçador do vidro dianteiro.

Compressor
A principal recomendação para o inverno, devido à baixa freqüência de utilização, é ligar o ar-condicionado por cerca de cinco minutos pelo menos uma vez por semana. Isso evita problemas de lubrificação no compressor, o “coração” de todo o sistema de ar-condicionado.

Visibilidade
Durante a estação mais fria do ano é comum que os vidros fiquem embaçados por causa da umidade. O ar-condicionado deve ser usado junto com o ar quente para retirar a umidade do ar e reaquecer para a temperatura desejada. Assim, a visibilidade será total em todos os vidros do veículo e a temperatura não será um problema para nenhum de seus ocupantes.

Manutenção
Assim como no verão, outros pontos também são importantes: fazer manutenção uma vez ao ano e trocar o filtro quando necessário. Além disso, crie o hábito de sempre deixar o ventilador ligado por aproximadamente 5 minutos com o ar-condicionado desligado (como no trecho final para o trabalho, ou no caminho para casa). Isso deve ser feito antes de desligar efetivamente o sistema ou o carro, para minimizar o odor e secar a caixa.

Válvula
Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.

Uma das principais fabricantes mundiais de componentes e equipamentos para veículos, a Delphi produz também aparelhos de ar-condicionado veicular. É fornecedora de fábricas como Fiat, Volkswagen e General Motors.

Nenhum comentário: