21 de jun. de 2009

SEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cv

Veículo deve ser apresentado ao público no Salão de Frankfurt, em setembro, e faz parte da estratégia de deixar Peugeot mais esportiva



Peugeot e Citroën estão em franca transformação. A Citroën adotará uma linha mais luxuosa e tecnológica, para a qual os futuros modelos DS devem contribuir bastante, enquanto a Peugeot seguirá mais em direção a grandes volumes, puxados por uma veia esportiva mais evidente. Isso não se dará apenas com vitórias importantes, como a que a Peugeot conquistou em Le Mans este ano, mas também com novos produtos, como o novo 308 RC Z, flagrado em testes pela Europa. O carro será lançado em 2010.

Derivado do 308 RC Z, carro-conceito mostrado pela primeira vez no Salão de Frankfurt do ano passado, o modelo será um cupê puro, ao contrário do cupê-cabriolet que esperávamos. Esse nicho já foi preenchido pelo 308 CC.

Os motores do novo carro não devem ficar abaixo dos 250 cv, sendo os mesmos topo de linha usados pelo 308, inclusive com opções a diesel. O conceito RC Z trazia um 1,6-litro turbo de 218 cv, casado com um câmbio manual de seis marchas. Este conjunto é capaz de levar o cupê de 4,28 m e 1.200 kg a 235 km/h, chegando aos 100 km/h, a partir da imobilidade, em 7 s.

Para andar tanto, o 308 RC Z tem de estar muito bem calçado, ainda que, na Europa, ele só vá pisar em tapetes. As rodas de aro 19” usarão pneus Michelin Pilot Sport PS2 de medida 245/40. A versão de série terá pisantes evidentemente mais comedidos, mas isso já dá aos amantes da personalização uma idéia do que será possível fazer com o novo cupê. Os freios são discos ventilados na dianteira, de 360 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões. O nome e a versão final de produção do carro serão revelados no Salão de Frankfurt de 2009.

O primeiro flagrante que fizemos do carro, em fevereiro de 2007, mostrava-o muito pouco, mas era o suficiente para sabermos se tratar de um cupê que a marca do leão sempre cria com base em seus hatches médios.

A confirmação da produção do RC Z veio de Jean-Philippe Collin, diretor-geral da Peugeot, e o anúncio se deu no Salão Internacional do Automóvel de Portugal, também chamado de Salão de Lisboa. Segundo Collin, esse lançamento faz parte do projeto CAP 2010, um programa de revitalização da competitividade da empresa. Para melhorar a posição da PSA Peugeot Citroën no mercado mundial, o CAP 2010 pretende cortar 30% dos custos da empresa, o que inclui eliminar 4.800 postos de trabalho na França, e adicionar seis novos produtos ao plano de lançamentos até 2010, o que será feito com a aceleração do desenvolvimento.


SEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cvSEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cvSEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cvSEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cv

SEGREDO - Peugeot 308 RC Z chega em 2010 com mais de 250 cv











Nenhum comentário: