6 de jun. de 2009

Juntas

Parte 1

O número é de impressionar. São mais de 100 aplicações de juntas em um carro. Elas são feitas de cortiça com borracha, chapa de aço (junta metálica) e também de chapa metálica revestida com verniz especial. A principal função é vedar fluidos, gases e distribuir uniformemente a temperatura.

Não existe um tempo determinado ou quilometragem para que as juntas sejam trocadas ou reparadas. As principais, e que podem comprometer o funcionamento do carro, ficam instaladas no cabeçote do cilindro e nos coletores de admissão e de escape. Como se pode perceber, estão em todos os cantos do carro.

A Manutenção Preventiva acontece por meio de observação sistemática, que pode ser feita por um especialista ou pelo próprio dono do veículo. No caso das juntas dos coletores de admissão e de escape, basta observar se a fumaça está saindo por algum lugar que não seja o cano de descarga. Isso pode ocorrer por conta do desgaste da junta ou de uma possível montagem errada. Caso haja algum vazamento, o veículo perderá potência, aumentará o barulho e consumirá mais combustível com o passar do tempo.

Parte 2

A junta mais importante de um veículo é a do cabeçote. O problema mais comum ocorre no caso de superaquecimento do motor que ocasiona a queima da própria junta. Uma montagem mal efetuada provocará vazamento de óleo. E se a vazão não for detectada a tempo, o motor pode até fundir, pois trabalhará sem a lubrificação necessária.

Por ocasião da queima do componente, a água destinada à refrigeração se mistura com o óleo, o que pode comprometer o bloco do motor, os cilindros, as válvulas e os pistões.O prejuízo, neste caso, será enorme. Se estivermos falando do motor de um carro 1.0, por exemplo, o custo pode chegar a quase 10% de seu valor. Sem falar que você vai perder o dia de trabalho, ficar parado na estrada, gastar mais com guincho e outros aborrecimentos.

Portanto, é recomendável sempre verificar se há algum tipo de vazamento de óleo na parte superior do motor. Outra dica é jamais manter o carro em funcionamento no caso de um aquecimento. Espere o motor esfriar. Só depois coloque água para fazê-lo andar ou chame um guincho para levá-lo até a oficina.

Nenhum comentário: