5 de set. de 2010

NOVO UNO: POUCO ESPAÇO PARA OS PÉS.




Alguns posts atrás, o nosso amigo Gabriel Berardi comentou sobre o pequeno espaço entre o pedal do acelerador e o de freio. Eu já estava sentindo certa dificuldade no momento da troca do acelerador para o freio e resolvi medir exatamente o espaço que o nosso pé tem ali. E o resultado, ao menos para mim, deixa bem claro o motivo do “enrosco”.

Para começar, a parte mais próxima do pedal do acelerador em relação ao canto direito do console tem apenas 2,5 cm de distância. A distância entre tal “canto direito do console” e o freio é de apenas 12 cm. Ou seja, é esse o espaço que seu pé terá para pisar no acelerador. Medi, então, o tênis que uso, de nº 42, e o resultado explicou tudo: a parte da sola tem 11,5 cm de largura. É claro que eu usei sempre as medidas menores possíveis e a parte mais larga da sola, mas fica fácil entender a razão de o pé quase sempre dar uma enroscada no freio antes da troca de pedal – o que pode ser perigoso em alguma situação de emergência.

Até o momento, não andei muito com o novo Uno do nosso teste. Tive muitas boas impressões, já citadas em meu outro post, quando ainda usávamos o 1.0. Agora, com o 1.4, poderei ter uma melhor noção em relação à diferença de motorização, mas o problema da pequena distância entre os pedais já me incomodava desde a outra versão. É necessário realizar a aceleração e a frangem com a ponta do pé, o que, em algumas ocasiões, não dá tanta segurança, principalmente se o calçado estiver molhado.

Também tenho pequenas críticas ao câmbio. Como já disseram por aqui, as marchas, às vezes, custam a entrar. Nosso amigo Tiago havia comentado sobre a imprecisão no momento do engate da 1ª e da 3ª marchas. Eu, porém, senti uma grande dificuldade de enganar a 2ª marcha, quando estou reduzindo. É sempre preciso aplicar uma força maior que o normal para assegurar que o câmbio não vai “arranhar”, o que torna a atividade um pouco cansativa.

Apesar dos dois pontos citados, tenho diversos elogios a fazer ao novo Uno, mas vou aguardar até o post de segunda-feira para detalhar melhor cada área. Hoje pela tarde, vou pegar a estrada rumo a Monte Verde, Minas Gerais, e poderei avaliar melhor o hatch da Fiat em várias condições, inclusive em uma estrada de terra próximo à chegada ao meu destino. Ao fim da viagem, também detalharei quais foram os consumos de ida, vinda e total.

E vocês, que já possuem o novo Uno ou já testaram o carro, o que acharam do espaço entre os pedais e os encaixes das marchas? Até!

Nenhum comentário: