10 de set. de 2010

Novo Uno: Reabastecer? Pra quê? – Atualizado

51º DIA

E lá estava a marcação digital do medidor do nível de combustível do Uno 1.4 exibindo apenas duas minúsculas barrinhas acima da reserva do tanque. Como não gosto de trafegar com pouco “gás” no reservatório, parei no posto de gasolina que sempre reabasteço, próximo de minha casa, e acabei tendo que lidar com uma situação pra lá de inesperada: a abertura interna do tanque de combustível parou de funcionar. E agora?

Nível de combustível baixo

Passei 10 minutos na companhia de dois frentistas que se interessaram pelo caso e vieram dar sugestões para que o tanque pudesse ser destravado. Mas nada. “Empurra, depois levanta.”, “Liga e desliga o carro, aí tenta abrir.”, “tenta puxar mais”, “mas que coisa complicada, hein, chefe?”. Entre diversos diálogos, surgiu a fala irônica de um frentista para o outro “É… Novo Uno… Olha a qualidade, hein?”. Nem dei bola. Mas não deixei de pensar na gravidade da situação. É o cúmulo não ter acesso ao tanque de combustível. E se eu realmente estivesse precisando reabastecer? Teria que arrombar a tampa, correndo o risco de danificar a região, e arcar com todos os prejuízos? Mais 5 minutos depois, retornei para casa irritado e com o tanque apontando as mesmas duas barrinhas.

Cansei de puxar o abridor. A tampa não abriu

Vindo para a redação hoje de manhã, o nível diminuiu em mais uma barrinha, e o reservatório manteve-se “lacrado”. Que situação desagradável.

Atualização

Seguindo a indicação do leitor Rodolf, fui no porta-malas e localizei a corda de abertura de emergência do tanque de combustível. De fato, como ressaltaram alguns leitores, cometi uma falha ao não ter averiguado tal informação no manual do proprietário.

Durante a noite não localizei o fio por conta da iluminação do local, que não era favorável, situação que foi mais dificultada por conta da cor do fio, que se “camufla” na forração (confira imagens abaixo). De qualquer forma, mantenho a responsabilidade da falha por não ter averiguado o manual de instruções.

O Uno Way foi levado à uma concessionária Fiat esta manhã e a falha do acionamento foi sanada em 15 minutos. O cabo havia se soltado.

Nenhum comentário: