7 de set. de 2010

Novo Uno: Poderia ser melhor.

48º DIA

Foquei minhas atenções exclusivamente no motor do Uno Way 1.4 neste dia de avaliação e minha conclusão é a de que o propulsor não é dos mais satisfatórios. A Fiat, em seu material de divulgação para imprensa, afirma que “o novo Fiat Uno marca a estréia da família de motores Fire Evo, cujos pontos fortes são redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído.”. Conforme relatos de posts anteriores, no entanto, o consumo de combustível não tem sido digno de aplausos.

Mesmo sendo moderno e utilizando tecnologias como coletor de admissão de plástico, bronzinas do virabrequim em alumínio, entre outros, o sistema de propulsão tem seu funcionamento anunciado em alto e bom tom – comprovado por teste -, embora a marca italiana anuncie que “o consumidor ao dirigir o novo Fiat Uno perceberá o baixo nível de ruídos e também de vibrações provenientes do motor”. E a divergência entre a afirmação da Fiat e a realidade não param por aí.

Enquanto a versão 1.0 possui a (boa) potência específica de 75 cavalos por litro com etanol, a configuração 1.4, apesar de possuir 20,8 % mais torque, tem apenas 62,8 cv/l. Na prática, são apenas 13 cv a mais que o motor 1.0. Aonde está o melhor aproveitamento energético, Fiat? E o comando de válvulas variável, chamado de CVCP (Continuously Variable Cam Phaser), deixa claro o início de seu funcionamento, entre 3.000 e 3.500 rpm, ao fornecer uma sensível dose de torque extra, que não parecia existir até então. Não é muito linear.

Não há como negar de que o motor 1.4 oferece ao Uno melhor agilidade que o bloco 1.0, mas seu rendimento é mediano se comparado a outros 1.4 do mercado. Por este motivo, torna-se compreensível o câmbio de relações curtas, que ajudam a obter melhor desempenho, embora tenda a sacrificar o conforto por conta do ruído e a aumentar o consumo de combustível.

Sinceramente, esperava mais de um propulsor novo. O EVO 1.4 não é o pior de nosso mercado, longe disso, mas poderia ser melhor.


Nenhum comentário: