17 de ago. de 2010

Novo Uno: Projeto novo, vida nova a bordo.

21º dia

Dentre as principais benesses que um carro totalmente novo pode trazer ao mercado, e claro, aos seus compradores, é o aproveitamento mais racional do habitáculo. Foi assim com o Fiesta, foi assim com o Gol e é assim com o Uno. Para que você se sinta em um carro novo, mesmo sendo comprador habitual de determinada marca, a razoabilidade do espaço interno é um dos itens que mais lhe aparecem no cotidiano. Como sou provido de dimensões maiores do que a média do brasileiro, comecei a perceber o quanto o Uno me faz sentir bem ao volante. Além dos bancos e da visibilidade, os quais já abordei por aqui, o espaço para mim e para quem divide o habitáculo comigo merece elogios.

Em comparação aos carros que eu considero ultrapassados no segmento, os centímetros que ele tem a mais em algumas medidas essenciais para o conforto na condução, o fazem valer ainda mais a pena. Comparando contra o Gol G4, o Renault Clio e o Chevrolet Classic, por exemplo, pode-se tirar conclusões que ilustram bem essas sensações. Na distância do assento ao teto, por exemplo, o Uno é nada menos do que 6 cm maior que o Renault (96 cm a 90 cm) e empata com o Gol e o Classic, contudo o VW e o Chevrolet têm o seu assento localizado muito perto do assoalho. Os três estão 3 cm mais baixos que o do Fiat, o que transmite mais as vibrações que do carro. O VW ainda tem o volante levemente torto, fatos que complicam ainda mais o conforto.

A largura interna dianteira do Fiat também surpreende. Seu 1,42 m, de porta a porta, batem o 1,34 m do Renault Clio Campus e superam o 1,40 m do Classic. O Gol tem 3 cm a mais nessa distância, e, apesar da idade, vence o Uno. A distância entre a ponta do assento e os pedais, também essenciais para que você se sinta à vontade, mostram de novo a superioridade do projeto mais novo. O Uno tem 52 cm nessa medida, enquanto o Gol tem só 47 cm, o Classic tem 42 cm e o Clio 49 cm. Se você acha que dois ou três cm não fazem diferença nas suas pernas, pergunte isso a alguém que tem um perna apenas 1 cm menor que a outra. Cada milímetro é fundamental na ergonomia.

Para quem viaja atrás, o importante para a segurança e a boa convivência a bordo é ver a cabeça o mais distante possível do teto, e os joelhos bem afastados dos bancos dianteiros. No primeiro caso, outra vitória do Uno, são 91 cm do assento até o teto, contra 89 cm do Gol, 83 cm do Classic e apenas 81 cm do Renault. Essa vantagem indica que você pode até ficar em uma posição mais ereta quando viaja atrás do Fiat e não precisa de tanto espaço para as pernas. Em virtude disso, o espaço dos seus joelhos em relação ao assento dianteiro é menor no novo Uno. São apenas 18 cm, contra 19 cm do Gol, 22 cm do Renault e 16 cm do Classic.

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