25 de ago. de 2010

Novo Uno: Aventureiro de fim de semana

31º, 32º e 33º dias


Nesse fim de semana tive a oportunidade de reencontrar a versão aventureira do novo Uno, a Way 1.4, que vem calçada com os pneus Pirelli de uso misto. Meu primeiro contato com ele havia sido feito durante o seu lançamento, quando na ocasião rodei com o carro apenas no asfalto. Confesso que estava curioso para saber qual seria o seu comportamento em uma estrada de terra. Por isso, aproveitei o domingo de sol para cair na estrada até a fazenda de um amigo na região de Sorocaba (SP).

Primeiro percorri cerca de 80 km pela rodovia Castello Branco (SP 280) até chegar a Sorocaba. Nessa primeira etapa notei que o 1.4 é bastante ruidoso e parece que trabalha “forçado” rodando a até 120 km/h, já que ele tem uma relação de diferencial igual à do modelo 1.0. Fora isso, embora o Uno seja um carro de proposta urbana, ele se saiu bem na estrada. Ao contrário da versão Way 1.0, essa desenvolve melhor a velocidade de cruzeiro e a mantém constante. Viajei com quatro pessoas dentro do carro: eu, minha esposa e duas crianças pequenas com tranquilidade. Também gostei da estabilidade oferecida pelos pneus de uso misto, que aderem melhor do que os convencionais.

E se eles ofereceram boa dirigibilidade em asfalto, melhor ainda na estrada de terra, que após uma semana inteira de chuvas intensas ainda estava molhada. Sem problemas! Além do conforto de rodagem, os pneus “borrachudos” deram ao Uno um comportamento estável e excelente capacidade de tração. Durante uma subida desnivelada pela corredeira de água que abriu uma fenda na terra e com lama fina, as rodas dianteiras não patinaram e mantiveram o Uno na trajetória. Outra qualidade desse pneu é que a sua banda de rodagem não “empapou” com a lama por onde ele passou, por isso, ao voltar para o asfalto e rodar alguns metros ela já estava limpa. Também gostei do trabalho da suspensão do Uno, que, além de robustez, também ofereceu um bom nível de conforto de rodagem em piso ruim. Após essa pequena viagem com o Way pela estrada de terra fiquei satisfeito com o seu comportamento. E o recomendo para quem gosta de um carro com estilo aventureiro para os passeios de fim de semana.

Nenhum comentário: