21 de ago. de 2010

NOVO UNO: O custo do 1.0 ou o benefício do 1.4?

27º dia

Ontem falamos bastante sobre as características deste novo motor Fire Evo 1.4. Agora, com os dados em mãos, vamos confrontar os blocos 1.0 e 1.4 para ver as vantagens e desvantagens de cada um.

Primeiro vamos ao nível de ruído aferido por meio de nosso decibelímetro na pista de testes. Confira abaixo uma pequena tabela com os dados de ambos:

Ruído interno Motor 1.0 Motor 1.4




Ponto morto 50 dB 57,8 dB
50 km/h
62,4 dB 62,4 dB
80 km/h
66,4 dB 65,3 dB
120 km/h
68,1 dB 72,4 dB

É possível notar que em ponto morto o 1.4 é nada menos que 7,8 dB mais ruidoso que o 1.0. A 50 km/h o barulho é o mesmo, mas a 80 km/h, porém, o motor maior reverte a desvantagem, provavelmente por conseguir rodar em rotações mais baixas. A 120 km/h, no entanto, o 1.0 volta a ser 4,3 dB mais silencioso.

E são exatamente nesses momentos (ao ligar o carro e em estradas a 120 km/h) que mais sentimos o alto nível de ruído do 1.4.

Na hora de acelerar, como era de se esperar, o 1.4 anda bem melhor. Veja os números:

Aceleração de 0 a 100 km/h





Uno Way 1.0 17s2

Uno Way 1.4 13s9





Retomadas 40 a 100 km/h 60 a 120 km/h 80 a 120 km/h




Uno Way 1.0 18s1 20s5 15s7
Uno Way 1.4 12s8 17s2 13s2

No dia a dia, contudo, essa diferença no cronômetro a favor do 1.4 não aparece tanto. E, até que ele me prove o contrário, ainda vou de 1.0.

Incômodos e conveniências do dia a dia

Mudando um pouco de assunto, percebi que o Uno tem um habitáculo espaçoso e agradável, com bom nível de acabamento para um carro de sua categoria, mas peca em alguns aspectos.

O comando dos vidros elétricos, por exemplo, saiu das portas e foi para o painel central. É um recurso que poupa custos da montadora, mas, pelo menos para mim, torna o acionamento do sistema um inconveniente, já que instintivamente direciono minha mão esquerda à porta para abrir o vidro. Tem gente que gosta e montadora que insiste em dizer que os clientes não se importam, mas eu, enquanto consumidor, me importaria. E vocês?

Outra coisa que não gosto é o sistema de regulagem dos encostos, que não permite uma acerto progressivo, como nas velhas e boas roldanas.

Em contrapartida, há um bom espaço à frente do câmbio para colocar a carteira, o celular ou outros objetos.

Pode parecer implicância, mas, acredite, ao longo dos dias essas soluções “menos inteligentes” cansam.

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