24 de ago. de 2010

Novo Uno: Ué, cadê os 13 cv a mais?

30º dia

Depois do pé e da calça molhados, agora vamos conversar um pouco sobre os dois unos que já experimentamos aqui no Teste dos 100 Dias, o Way 1.0 e 1.4.

Desde o lançamento, não via a hora de colocar as mãos no volante do Uno 1.4… motor aperfeiçoado, comando de válvulas variável, regulador automático de tensão da correia, ele tinha tudo para se mostrar uma bela máquina.

Mas, sinceramente, após esses dois dias com o Uno se tivesse que escolher ficaria com o 1.0 mesmo (75 cv com etanol). Pelo menos para mim, a diferença de 13 cv que o separa do 1.4 (88 cv) não se mostraram um abismo.

Tudo bem que, no uso cotidiano, o que importa mesmo é o torque e aí sim o 1.4 desconta essa diferença com 12,5 kgfm a 3.500 rpm contra 9,9 kgfm do 1.0 a 3.850 rpm.

Curioso é que, ao volante, o comportamento de ambos é muito próximo. Tudo bem que, se avaliasse o Uno carregado com cinco pessoas mais bagagem, o 1.4 enfrentaria rodovias e subidas de forma mais confortável, sem demandar tantas reduções de marcha.

Se levarmos em conta o preço das versões Way básicas, a diferença de R$ 3.410 entre a 1.0 (R$ 28.750) e 1.4 (R$ 32.160) fica pouco justificável para a segunda, até porque a mais ela só traz alguns equipamentos não tão relevantes assim como alças de segurança na traseira e apóia-pé para o motorista, dentre outros.

Quem está acompanhando o Teste dos 100 Dias e já comprou algum deles ou fez o test-drive nos dois o que acha dessa diferença entre os motores?

- @Junior, concordo plenamente com o que você disse no comentário do post anterior: de fato os mimos dessa opção Way, como os vários porta-trecos, são muito úteis e ajudam na convivência diária.

- Marcelo, com relação à marcha lenta não seria bem um barulho, na verdade o que senti foi uma vibração excessiva com o carro parado, mesmo em ponto-morto. Parece que o carro vai “morrer”… esse é um item que pediremos para a concessionária verificar.

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