22 de ago. de 2010

Conectando-se ao novo Uno.

28º dia

Ter a possibilidade de conectar o celular e aparelhos de áudio remotos em automóveis, atualmente, mais do que um conforto é uma necessidade. A Fiat oferece essas opções ao novo Uno zero km desde que você gaste um pouco mais. Mas é melhor do que sair por aí dirigindo com o telefone pendurado na orelha correndo o risco de cometer alguma barbeiragem (ou tomar uma multa) a qualquer momento no trânsito.

Primeiro, é preciso adquirir o pacote de “predisposição para rádio”, que inclui quatro alto-falantes , dois tweeters e antena ao valor de R$ 264. Em seguida, a marca também vende separado o “Rádio Connect”, que se conecta ao celular por meio de Bluetooth. É bem fácil de usar e custa R$ 548. Basta procurar o sinal do rádio no celular, acioná-lo e, por fim, inserir no telefone a senha que surgir no display do rádio. Para agilizar o processo, o manual indica a código padrão “0000”. Pronto, estamos pareados.

Quando o telefone toca, o rádio para imediatamente com o que estiver acionado para assumir o toque de seu celular. Para atendê-lo é só apertar o botão com o formato de um telefone no canto direito superior do aparelho de som e começar a falar. Toda conversa acontece em viva voz e o sistema conta com uma transmissão de áudio muito boa. O volume é ajustável. Uma vez registrado, seu celular sempre se conectará automaticamente quando você entrar no veículo.

Como lambuja, esse mesmo aparelho de som oferecido pela Fiat ainda conta com a função streaming, que permite, também via Bluetooth, tocar músicas armazenadas na memória do celular. Ele também lê CD, MP3 e WMA. As entradas auxiliares para plugs USB e para iPod ficam no interior do porta-luvas. Ficou faltando apenas comandos no volante, como no Punto.

Fora esse detalhe, achei a funcionalidade do sistema muito boa. É rápido e não exige demais consultas no manual do proprietário para utilizá-lo. Mas bem que o aparelho podia ter uma aparência melhor. É muito simples. Destoa do restante do painel, que é bem legal.

Cabeçada no console

Ao sair do carro, evite esquecer o porta-óculos do console de teto aberto. Ontem à noite alguém deixou o compartimento escancarado e quando entrei bati com violência minha cabeça na peça. Por sorte ela não quebrou. Nem a minha cabeça.

Nenhum comentário: