19 de ago. de 2010

O novo uno vem ai!

22º, 23º, 24º e 25º dias

Como já havíamos adiantado, avaliaremos as quatro versões do Uno (Vivace 1.0, Attractive 1.4, Way 1.0 e Way 1.4) neste Teste dos 100 Dias.

Depois de pouco mais de 20 dias conosco, o “Uninho” Way 1.0 de placas HMY-9948 deu lugar a outra versão. Desta vez mostraremos aqui como se comporta o Uno Way 1.4, que, coincidentemente, tem a mesma cor (Verde Box) do 1.0 que usamos anteriormente e placa semelhante (HMY-9959).

Antes, vale um esclarecimento. Depois de ter levado o primeiro carro à concessionária com reclamações sobre a demora na partida pela manhã e a apatia do motor ainda frio, nossa equipe notou uma pequena melhora após os ajustes feitos pela autorizada, mas nada que deixasse o carro em condições ideais. Como tivemos de devolver o exemplar à Fiat em função dos prazos apertados de empréstimo (a demanda ainda é alta junto à montadora), não pudemos retornar à Sinal para reclamar novamente. De qualquer forma, o problema foi relatado à Fiat. Na próxima semana publicaremos aqui os dados finais (quilometragem e consumo) do Uno Way 1.0.

Agora vamos ao 1.4. Entrei no site da Fiat e percebi que a diferença de preço entre o Way 1.0 e o Way 1.4 não é pequena: enquanto o primeiro custa R$ 28.750, o segundo sai por R$ 32.160. São R$ 3.41o de diferença, ou 11,8% sobre o preço do 1.0. É uma graninha boa nessa faixa.

Enquanto o 1.0 desenvolve 75 cv a 6.250 rpm e 9,9 kgfm a 3.850 rpm (dados obtidos com etanol), o 1.4 oferece 88 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm. Além disso, o Uno 1.4 traz pneus de uso misto (confira na imagem abaixo) e console central no teto com porta-objetos e espelho suplementar (aquele idêntico ao do Fiat Idea para olhar as crianças no banco traseiro).

São 13 cv, 2,6 kgfm, pneus mistos e o tal console com espelhinho por R$ 3.410. Vale o investimento? Veremos nos próximos dias. O Way 1.4 oferecido pela Fiat, assim como o 1.0, é completíssimo, o que eleva seu valor a um patamar impraticável para um modelo compacto. Vejamos:

Uno Way 1.4: R$ 32.160

Kit Celebration 3 (ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina, adesivos celebration, vidros e travas elétricas, pré-disposição para rádio, para-brisa degradê): R$ 5.100

Kit Steel de Personalização Interna (volante revestido de couro e moldura central do painel de instrumentos): R$ 395

Kit Casual (porta-objetos central e regulagem de altura do banco do motorista): R$ 355

Kit High Safety (airbag duplo e ABS): R$ 2.434

Rodas de liga-leve: R$ 690

CD com MP3, Bluetooth e entrada USB: R$ 548

Total: R$ 41.682

Antes de “descer a lenha” na marca, no carro, nos impostos ou no governo Lula, reparem que estamos falando de um compacto completíssimo, uma versão que dificilmente sairá da concessionária. E, se sair, terá um bom desconto.

O ideal mesmo é entrar no site da Fiat, partir dos R$ 32.160 e montar o seu para não termos uma discussão interminável aqui, já que cada um tem uma necessidade e um orçamento.

Pelo que rodei nesses dias, não achei esse bloco muito superior ao 1.0 em percurso urbano. Por enquanto, acho que economizaria os R$ 3.410. Entre hoje e amanhã vou pegar um pouco de estrada e volto com impressões mais consolidades.

E vocês, o que acharam dessas diferenças? Vale o investimento no 1.4 ou o Uno 1.0 já está de bom tamanho?

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