28 de ago. de 2010

Novo Uno: Na terra ou no asfalto, o novo Uno vai bem!

36º Dia

http://testedos100dias.com.br/novouno/wp-content/uploads/2010/07/uno500px20100722.jpg

Assim como relatado pelo Wilson no último post, este foi o meu primeiro contato com o novo Uno. Claro que, antes, já havia feito uma análise criteriosa em relação ao seu visual durante os últimos dias, quando ele esteve aqui no pátio da editora. Sei que, quando o assunto é beleza, as opiniões se divergem, afinal, isso é muito subjetivo. Ainda assim, arrisco dizer que o “jeitinho moderno” e as formas equilibradas agradaram a maioria, e quando digo maioria me incluo nessa. Com uma reformulação completa, a Fiat — que inclusive tem se especializado nisso — parece ter acertado a mão e caído no gosto dos brasileiros. Não é à toa que a marca é líder de vendas há algum tempo.

Neste primeiro contato com o Uno Way, tive a oportunidade de rodar na cidade, na estrada e até mesmo na terra. Apesar do pouco tempo com o “carrinho”, essas diferentes características me fizeram ter uma análise bastante positiva. Começando pelo trânsito pesado do fim de tarde de São Paulo, me agradou a forma como o motor 1.4 responde nas retomadas, além do acionamento suave de alavanca de câmbio e do pedal de embreagem. Pequenino, ele também se mostrou bastante ágil para o fluxo pesado das cidades.

Outra característica que me chamou a atenção foi a ergonomia dos bancos. Como passei algum tempo dentro do Uno depois de um dia desgastante, o assento confortável foi um quesito positivo. Ainda falando de seu interior, pelo menos superficialmente ele conta com um bom acabamento, até um pouco diferenciado para a sua categoria. Por outro lado, cabem algumas ressalvas, como o porta-objetos no centro do teto. Produzido de material plástico, ele é fácil de abrir, mas complicado para fechar.

Em relação ao desempenho, o propulsor flex do Way é honesto. Senti-me bem com ele na estrada, porém, não poderia esperar menos de um motor 1.4. Para manter a velocidade limite da rodovia Castello Branco (120km/h), não tive dificuldades, inclusive nas subidas.

Agora, o que mais me surpreendeu foi quando saímos do asfalto e enfrentamos as estradinhas de terra da região de Araçariguama, SP. Estava receoso quanto à performance do Uno nessas circunstâncias, mas foi preciso rodar apenas alguns metros e superar os primeiros buracos para ver que ele é realmente apto para essas condições. Com um acerto firme e preciso, o Uno superou com eficiência e conforto as irregularidades do solo. Além disso, o carro se mostrou com uma boa altura em relação ao solo, já que em nenhum momento ele raspou ou deu sinal de raspar nas erosões do terreno. Outro fator que beneficia este desempenho surpreendente são os seus pneus Pirelli Scorpion ATR, que, além de oferecerem um bom grip, ajudam no funcionamento das suspensões.

Em suma, apesar do pouco contato, gostei bastante do novo Uno. A primeira impressão que eu tinha em relação ao visual acabou sendo melhorada pelo bom desempenho geral do compacto. Um carro a ser considerado na hora da compra!

Nenhum comentário: