28 de mar. de 2011

Lâmpada de LED agora pode equipar carro barato.

O uso do LED (diodo emissor de luz, em inglês) nos faróis não é mais privilégio de carros de luxo. As luzes começam a ser vendidas em São Paulo e estão equipando até carros "populares".

"O LED tem menor consumo de energia e atinge sua potência máxima mais rápido que nas lâmpadas convencionais", diz Ivan Lelis, gerente de produtos de iluminação automotiva da Philips.

Entre carros fabricados no Brasil, apenas a nova Fiat Idea usa LEDs, nas lanternas. "Qualquer carro pode receber LEDs nos faróis", afirma Marcelo Magaof, dono da loja Magaof, que instala LEDs em dois carros por dia. "Vi no Audi R8. O difícil foi achar um conjunto de LEDs que não queimasse", conta.

Vale lembrar que os LEDs são instalados como lanternas dianteiras, e não no facho no farol, como no A8. Instalar um par de barras pequenas, com 15 LEDs e cerca de 30 cm, sai por R$ 250. O par maior (50 cm e 30 LEDs) custa R$ 350. A instalação demora um dia.

O empresário Jardel de Oliveira, 43, diz ter ficado satisfeito com o efeito em sua Hilux SW4. "Achei bonito nos importados e resolvi colocar, mas é um enfeite. Não aumenta a visibilidade", opina.

GARANTIA

Para Frank Gundlach, diretor de produto da Toyota, não é possível afirmar que há ganhos ou perdas no funcionamento dos faróis. "Como não são peças originais, o cliente ainda pode perder a garantia de fábrica", alerta.

O Auto Center Imigrantes vende faróis auxiliares com 16 LEDs por R$ 79, mas a instalação é feita pelo cliente, que podem ser colocados, por exemplo, no para-choque.

O "angel eyes" (olhos de anjo) também fazem sucesso. À la BMW, essas peças circulares contornam as luzes do farol, mas custam R$ 450.

As luzes são ligadas ao chicote e é preciso desmontar o farol. "Se o serviço for mal feito, pode danificar a parte elétrica", alerta Cesar Samos, da Mecânica do Gato.

Para o Denatran, a instalação de LED é uma mudança de característica, que exige alteração do documento.

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