3 de jul. de 2009

Prorrogação do desconto de IPI garantirá empregos, dizem especialistas

Entenda porque o governo deverá estender benefício para veículos novos.
Retomada do crédito e queda da Selic também beneficiam o setor.

O receio das demissões reforça o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que nos últimos dias tenta entrar em acordo com a sua equipe econômica sobre os rumos do setor. As possibilidades são a redução gradativa, a manutenção ou o fim do benefício. Segundo Lula, a decisão do governo será anunciada na próxima segunda-feira (29).

Na análise do coordenador do MBA na área de consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ulysses Reis, a retirada do desconto teria como efeito a redução do nível produtivo, o que acarretaria no aumento do desemprego. “Isso não vai atingir somente as montadoras, vai ser um efeito em cadeia, que atingirá o setor de autopeças, financiamento, produção de insumos como plástico, aço, metais e assim por diante”, explica Reis. Atualmente, as montadoras empregam diretamente 120,4 mil pessoas.


O mistério do governo sobre a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos novos mais uma vez gera euforia no mercado. Como aconteceu no final de março — antes de o benefício ser estendido por mais três meses — as concessionárias estão cheias de clientes que temem o fim do desconto, enquanto representantes do setor e consultores insistem no mesmo discurso: continuar com a redução significa manter o nível de emprego na indústria.

Nenhum comentário: