16 de dez. de 2010

Vende-se: 16 mil carros por dia.

Dezembro deve bater novo recorde de venda de veículos.
  
  A venda de carros e comerciais leves na primeira quinzena de dezembro está registrando um novo recorde histórico. Nos 11 primeiros dias úteis do mês, o mercado consumiu nada menos do que 16.011 unidades por dia, uma média diária nunca vista, segundo dados provisórios do Renavam.

Portanto, as restrições ao crédito decretadas pelo governo no início do mês na tentativa de frear o aumento do consumo não atingiram o objetivo no setor de automóveis.

Se a média de vendas se mantiver até o dia 31, dezembro vai fechar com 368 mil unidades, um novo recorde mensal, superando março deste ano, quando o consumidor correu às concessionárias para aproveitar o último mês do desconto do IPI. Naquele mês foram vendidos 337.488 carros e comerciais leves. E a tendência é de um aquecimento nas vendas na segunda quinzena, como acontece em todos os meses de dezembro. Por isso, não se espante se o mês fechar próximo das 400 mil unidades.

A Fiat apresenta um pequeno aumento de participação em dezembro em relação ao acumulado do ano, enquanto as outras três grandes – Volks, GM e Ford – uma pequena queda. O destaque é a Renault, que conquistou na quinzena 5,29% de participação, devendo fechar o ano na quinta posição no ranking e com 160 mil unidades vendidas.

Todas as montadoras devem aumentar as vendas em 2010; a maioria já superou, hoje, o volume negociado no ano passado. Mas nem todas estão acompanhando o crescimento do mercado. Fiat, Volks, GM, Honda e Toyota estão perdendo participação. Ford e Peugeot estão empatando. E as outras, Renault, Hyundai, Citroën, Kia, Mitsubishi e Nissan, Mitsubishi e BMW – estão crescendo acima da média.
 

Nenhum comentário: