2 de jul. de 2009

Show de chave

por Nícolas Borges

FOTOS: NÍCOLAS BORGES/AE

Sempre achei bacanas as chaves tipo canivete, como do Golf e do Punto, por exemplo. Ainda mais legais são as que não tem aquela parte de metal, ou ao menos elas estão escondidas. Casos dos Mercedes-Benz atuais ou do Mégane, com seu cartão. Em certos casos, elas nem precisam ser colocadas na ignição para ligar o carro, a exemplo do Focus novo, que nem tem a fenda para enfiá-la.

Só que todas elas perdem de longe pra chave mais bacana de todos os tempos, apresentada pela Porsche nesta semana. Além de exibir o belo brasão da marca, ela simplesmente tem o formato do carro, como se fosse uma miniatura. Perfeito pra quem gosta de ter um chaveiro relacionado ao próprio automóvel. Nesse caso, é chave e chaveiro ao mesmo tempo.

Assim como no médio da Ford, ela não tem onde ser inserida e o carro a reconhece. Só que pra dar a partida, em vez de apertar um botão, é preciso girar uma espécie de seletor de canais de televisores antigos. E como manda a tradição da Porsche (originada pelas 24 Horas de Le Mans), o comando fica à esquerda do volante.

Ah, o carro da chave é o aguardado cupê quatro-portas Panamera, cuja avaliação você pode ler amanhã no caderno Autos, do Estadão, ou na quarta-feira, no Jornal do Carro, do JT. Só pra dar uma dica, a limusine da Porsche impressiona mais que a chave...

Nenhum comentário: