10 de ago. de 2009

Pilotagem de Motocicletas - calibragem garante o bom desempenho

Quando a gente pensa em motos, pensa logo no trânsito cada vez mais caótico e nos motoboys cortando caminho entre os carros. Mas um passeio de moto pode e deve ser pautado pela segurança e tranquilidade. Para isso, nada é mais importante do que cuidar dos pneus como eles devem ser cuidados.

O piloto de motocicletas do campo de provas da Pirelli, Caetano Carlos Giraldi, dá as dicas e ensina como manter os pneus sempre prontos a cumprir o seu dever. Ele alerta que os pneus não são um simples acessório, mas sim um componente essencial para a segurança do motociclista.
A pressão adequada do pneu assegura a estabilidade. É essencial respeitar as indicações do fabricante. As dicas mais importantes são calibrar os pneus uma vez por semana, quando estes estiverem frios e ter certeza de haver fechado corretamente a tampa da válvula. Quando necessário, caso apresente sinais de ressecamento ou avarias, essa tampa deve ser trocada por uma nova.

A pressão correta além de proporcionar a melhor relação de distribuição de carga, também é responsável por uma pilotagem segura e pelo desgaste regular da rodagem. A pressão insuficiente compromete a estabilidade direcional tornando a pilotagem perigosa e acelera o desgaste dos pneus. Já pressão excessiva prejudica a dirigibilidade pois transmite respostas mais rápidas e nervosas, o que torna a pilotagem apreensiva e insegura.

Os pneus devem ser substituídos quando o desgaste alcançar a marca do TWI, Tread Wear Indicator, sigla que identifica o indicador de máximo consumo de rodagem.

Para identificar o momento em que deve ser efetuada a troca, basta procurar as estrias que existem no pneu e que devem estar sempre mais baixas do que o restante. Se o pneu está no mesmo nível do TWI, é sinal de que o desgaste ultrapassou o limite do aceitável.

Funções do pneu da motocicleta

Suportar estática e dinamicamente a carga, especialmente importante característica nas motocicletas de turismo e grande cilindrada, casos onde a carga é maior


Assegurar a transmissão da força do motor


Assegurar a manobrabilidade, papel desempenhado pelo perfil do pneu, desenhado para cada tipo de moto


Participar da estabilidade e aderência, oferecendo respostas eficientes nas freiadas e aceleradas


Participar do sistema de suspensão, amortecendo os primeiros impactos de cada obstáculo

Nenhum comentário: