20 de ago. de 2009

PSA Peugeot-Citroen: vai muito bem, obrigado

No 1º semestre de 2009, a PSA vendeu 1.587.000 unidades

Importante: na última semana, o Senado dos Estados Unidos aprovou, por 60 votos contra 37, a verba adicional de US$ 2 bilhões, para a extensão do Programa CARS, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. Sendo assim, o “Cash for Clunkers”, que exauriu a verba de US$ 1 milhão em uma semana, vai ganhar mais uns dias de sobrevida.

Na minha viagem para a Itália o mês passado (que gerou a matéria “Na estrada com um Fiat 500 com 4 kms” publicada aqui no dia 2 de julho), minha esposa Raquel foi junto, para comemorarmos o seu 55º aniversário e o nosso 25º ano de casamento. Na volta, passamos três dias em Paris.

No nosso primeiro dia em Paris, 10 horas da manhã, estamos em um simpático e muito em conta hotel que nos indicaram. Recomendo aos leitores. Chama-se Hotel Villa des Princes, 19 rue Monsieur le Prince, tem apenas 11 apartamentos, fica na Rive Gauche, no coração do Quartier Latin e Saint-Germain des Prés.

Já tomamos o nosso café au lait acompanhado de fabulosos croissants, manteiga da Normandia e geléia de laranja com maça e Calvados. Agora, para não ter briga, cada um vai para o seu lado. Ela vai para o Museu do Louvre e eu vou para o Citroën C42, o espetacular e premiado edifício, concebido pela arquiteta Manuelle Gautrand, um dos grandes destaques de uma nova geração de arquitetos europeus.

O edifício chama-se C42 porque está situado no número 42 da Avenida Champs Elysées, local que pertence à Citroën desde 1928, e tem sido usado, ao longo dos anos, como uma vitrine internacional da marca. O companheiro Gustavo Ruffo fez uma completa matéria aqui na WebMotors, com lindas fotografias, sobre a inauguração do novo edifício do C42, em 10 de outubro de 2007.

O C42, hoje uma das grandes atrações turísticas de Paris, já recebeu 2.3 milhões de visitantes, desde a sua reinauguração em setembro de 2.007. Possui 3 mil metros quadrados de área construída e seus cinco andares tem 30 metros de altura. Custou 17 milhões de dólares.

Os carros dentro do showroom do C42 mudam em acordo com a estação do ano e a exposição sazonal possui sempre um tema. Desde abril de 2.009, o tema é “Airdream Season”, apresentando a nova gama de modelos amigáveis ao meio ambiente da Citroën com grande eficiência no consumo de combustível e baixa emissão de carbono, assim como, vários carros conceito. Além disso, a nova visualização gráfica da marca, desenvolvida pela Agência Landor, está sendo apresentada ao público. O novo logotipo ainda apresenta os dois “chevrons” tradicionais mas agora com os cantos arredondados e o nome Citroën escrito com uma fonte diferente. Também está presente no C42 a nova temática publicitária da Citroën desenvolvida pela Agência H (parte do Grupo Havas) que é “Tecnologia Criativa”. Todos os pontos mencionados acima podem ser vistos e analisados no site www.citroen.com em francês ou em inglês, ou em vários vídeos do “YouTube”, colocando ”Citroen c42” na área de pesquisa. Para os que tiverem interesse maior nas marcas Peugeot e Citroën, recomendo também que visitem o site www.psa-peugeot-citroen.com.

No andar térreo do “c42” está o carro conceito C-Métisse, um protótipo com construção em novos materiais ultra-leves, com uma motorização híbrida (tem um motor diesel para as rodas dianteiras e motores elétricos para cada roda traseira), com um sofisticado sistema de abertura de portas e um design belíssimo. Um andar acima está o C3 Picasso Pure e o C4 HYbrid2 (veja um lindo vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=x0tofmIt008).

No segundo andar os visitantes testam suas habilidades como motorista no simulador EcoGotchi. Sentado ao volante, no simulador, o visitante aprende a economizar combustível e poluir menos, no que é chamado eco-condução.
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Chegando ao último andar os visitantes descansam no Citroën Lounge e apreciam a fabulosa vista dos Champs Elysées. As quintas, sextas e sábados, das 17 às 19 horas acontece um simpático Happy Hour no Citroën Lounge.

Em termos de mercado, a PSA Peugeot Citroën em 2008, teve um market-share mundial de 5%, mantendo-se firme em mercados em desenvolvimento. Teve 13,8% de mercado na Europa Ocidental, um mercado que contraiu 5.7%. Continuou sua expansão na África do Sul, aumentando seu market-share para 5,5%. Na China, teve um ano difícil (vendas caíram 12,7%). Na Rússia, porém as vendas aumentaram 67%.

Os números da empresa para 2.008, para operações em 150 países, empregando 201.700 pessoas, foram: 54.4 bilhões de euros em vendas; 3.260.400 veículos vendidos, sendo mais de 1 milhão de veículos vendidos na Europa Ocidental.

Em seu relatório de resultados para o primeiro semestre de 2009, a PSA Peugeot Citroën diz: “A primeira metade do ano de 2009, viu um forte declínio no mercado automotivo mundial, com a Europa 14,4% abaixo, a Rússia 48,9% abaixo e a América latina 12,6% abaixo. Existiram alguma exceções a essa regra, inclusive a França com 4,1% abaixo, a Alemanha com 22,5% acima, a China 18,4% acima e o Brasil 4,2% acima. O mercado europeu teve uma melhora no segundo trimestre de 2009, apenas 9,3% abaixo, comparado com 19,5% abaixo no primeiro trimestre. A PSA Peugeot Citroën, no primeiro semestre de 2009, foi a líder no mercado europeu em veículos comerciais com 22,1% do mercado.”.

No primeiro semestre de 2009, na Europa, o lançamento de 3 novos modelos teve grande sucesso: o Citroën C3 Picasso, o inovador Peugeot 3008 e o novo Peugeot 206 (modelo de entrada) adequado ao clima econômico atual.

Fora da Europa a empresa vendeu 536.000 unidades, o que representou 34% das suas vendas. Na China foram vendidos 117.300 veículos, 13,8% acima, graças às vendas do Peugeot 2007 e do Citroën C-Quatre e C-Elysée.

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José Carlos Fonseca Ferreira ( jocaff@uol.com.br ) é formado em engenharia elétrica e administração de empresas. Na indústria automobilística trabalhou na Ford e na Vemag. Foi fundador da AAB, empresa de consultoria que durante 15 anos prestou serviços para a Assobrav - Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen. Durante 5 anos foi Presidente para a América Latina da Ogilvy & Mather Direct. Durante 3 anos foi Vice-Presidente de Marketing do Grupo Gazeta Mercantil. Durante 3 anos foi Diretor do Grupo Isaias Apolinário no ABC (6 concessionárias VW) e durante 2 anos foi Diretor da Sorana (maior concessionária VW do Brasil). Nos últimos 10 anos, como Sócio Diretor da RMV Consultores Associados, faz consultoria e treinamento de vendas para a Fenabrave e Fenauto, para diversas associações de marca, concessionárias de várias marcas e revendedores independentes de carros seminovos e usados.

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