11 de ago. de 2009

Limpeza automotiva - seu carro também precisa de um bom banho

Tem gente que não liga, mas a maioria dos motoristas gosta mesmo de estar com o carro sempre limpinho e brilhando.
O que eles muitas vezes não sabem é que podem cair em uma armadilha se não escolherem um láva-rápido adequado e em boas condições de higiene.



Existem diversos tipos de lavagem hoje em dia. Desde as mais simples, até aquelas a seco, ou mesmo outras em que itens do carro são desmontados para a execução do serviço.

Os preços também variam, mas há certos comportamentos que devem ser evitados sempre. Você volta da praia e, para tirar a areia que restou sob o carro, resolve fazer aquela lavagem "caprichada" com óleo de mamona. Ao contrário do que se tornou comum, o óleo de mamona agride as partes com borracha do veículo, como os amortecedores, as molas e os batentes da área de suspensão. Então, utilizar esse óleo não ajuda, mas sim prejudica o carro.


Outro costume não indicado é lavar o motor. Isso porque jogar água sob o capô, sem nemhum cuidado, pode ressecar as peças com borracha, as mangueiras e, ainda por cima, afetar as partes eletro-eletrônicas do motor.

Na verdade, não existem grandes segredos em matéria de lavagem. O certo é sempre procurar um local em boas condições de higiene e especializado no serviço. Isso para que os funcionários não "inventem moda" e acabem prejudicando o veículo.

No caso de lavagens caseiras, o ideal é sempre utilizar um pano limpo (se possível, de algodão), uma esponja tão limpa quanto, água fria (nunca morna ou quente) e sabão neutro. Os produtos neutros são os indicados para esta operação.

Além disso, só se empregam produtos neutros para a limpeza dos veículos, água fria e nada que contenha ácidos ou substâncias abrasivas.

Nenhum comentário: