12 de ago. de 2009

Como se comportar durante enchentes - O motorista deve acelerar? Frear? Parar o carro? Encontre aqui as respostas

Na hora que cai aquela chuva e acontecem as enchentes, você sabe como deve se comportar enquanto dirige o carro? Ou mesmo quando passa
por uma poça de água mais funda, como deve agir?

Pára o carro? Continua acelerando? Pisa no freio? E se o veículo morrer? Por tudo isso, o piloto de provas da Pirelli César Urnhani mostra, neste, feito em um terreno fora-de-estrada, qual a melhor maneira para vencer esse tipo de imprevisto, seja ele no trânsito urbano ou até mesmo em situações off-road.

A preocupação mais comum dos motoristas é evitar que a água entre no escapamento do carro, mas, na verdade, esse não é o maior problema quando se está enfrentando uma situação assim.

As maiores complicações são decorrentes da entrada de água na parte da frente do carro, onde está localizado o motor. Em vez da admissão do ar, o que acaba entrando no filtro de ar é a água, ocasionando o chamado "calço hidráulico". Por esse motivo, a admissão de ar em veículos off-road se dá por meio do snorkel (equipamento que funciona como um cano "respirador", acima da linha do teto do veículo. Assim, ele pode entrar na água sem problemas e continuar firme na trilha).

Como proceder

Entre com o carro de uma vez na água, formando assim uma onda, uma marola.
Ao se aproximar desta onda, não fique acelerando, mas pise na embreagem, seguindo a velocidade da onda. Dessa forma, o carro sempre fica na parte mais baixa da água, evitando maiores danos.

Se o veículo "morrer", não tente ligá-lo novamente. A água deve ter entrado no filtro e, quando isso acontece, é preciso retirar as velas e dar a partida sem as mesmas, para que a água acumulada saia. Depois de secas, as mesmas velas devem ser recolocadas para que se dê a partida novamente. Mas isso não é, de forma alguma, o mais indicado a se fazer. Se o carro "morrer", tire-o do local e chame um reboque ou um mecânico.


Dica:

Se o seu carro ficar parado no meio de uma enchente e não tiver como empurrá-lo, não o tranque totalmente.

Deixe uma porta parcialmente aberta, ou uma janela, para que a água possa entar. Isso acaba evitando que o veículo se torne uma "bolha" e flutue sem controle algum.

Nenhum comentário: