6 de abr. de 2010

Março bate maior recorde da história

Foram vendidos 337.488 carros e comerciais leves, sem contar caminhões e ônibus



Agora é oficial, os números foram confirmados pela Renavam: março bateu o recorde de venda de veículos em toda a história da indústria automobilística. Foram vendidos 337.488 carros e comerciais leves (sem contar caminhões e ônibus).

Só no dia 31 de março foram 31 mil carros. Para se ter uma ideia do que isso significa, a venda diária, normal, é de 11 ou 12 mil unidades.

As vendas diárias em março foram de 14.673 carros, também recorde histórico.
No acumulado do ano o crescimento é de 16,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Formam vendidos de janeiro a março 750.560 mil carros.

O fim do desconto do IPI motivou o consumidor a ir às concessionárias, antecipando a compra que tinha planejado pra mais tarde, por isso a previsão é de uma redução nas vendas nos próximos meses. Mas não dá pra creditar todo esse bom desempenho do mercado apenas ao desconto do IPI, que foi de R$ 1 mil em um carro de entrada e R$ 2 mil em um carro médio.

Tanto que o crescimento foi linear, até mesmo as marcas de luxo, que não tinham o benefício, tiveram aumentos expressivos, como a Porsche, que vendeu 54 unidades no mês, mais que o dobro do que vende normalmente. O setor de caminhões e ônibus, que continua com o benefício da redução do IPI, também bateu recorde, com 16.308 unidades.

O total de veículos automotores vendidos em março foi de 353.796 unidades, também recorde histórico. Quer dizer: a economia está fortalecida e a expectativa das montadoras, de crescimento de 10% este ano, deverá ser superada.

Nenhum comentário: