7 de jul. de 2010

Novo Uno: Um ótimo carro, mas é preciso se acostumar




Acredito que a expectativa que eu tinha para andar com o novo Uno era a mesma que a de muita gente que acompanha este blog. Desde quando soube que a Fiat renovaria o seu pequeno hatch, já fiquei empolgado. Quando vi as primeiras imagens, enlouqueci, queria um na hora. E quando pude conferir de perto, quando ele chegou à redação da Carro, animei muito mais. E, mesmo depois de dois dias com o carro, continuo com a minha empolgação, talvez apoiada em todos os “que lindo”, “nossa, ficou muito bom” e “esquisito, mas bonito” que ouvi. Ops, é aí que eu quero chegar. A impressão inicial de quem anda com o carro, ao menos comigo, não foi tão bom quanto o esperado. Eu ouvia muita gente elogiando o desempenho do motor 1.0, falando muito bem das reações do carro nas curvas etc. Em princípio, não percebi isso. Confesso que dei até uma desanimada, mas eu havia dado apenas uma volta por perto da editora. Agora, pude avaliar melhor o “Uninho” neste fim de semana. As minhas primeiras impressões (já aviso que mudaram): o carro, por dentro, era simples, com quantidade considerável de plástico; o motor não era tudo isso que falavam; a suspensão parecia macia demais nas frenagens e acelerações. Bem, imaginem o tamanho da minha desanimação. Mas isso tudo foi mudando aos poucos. E é por isso que coloquei o título do post de “é preciso se acostumar”. Um tempo depois, em um trânsito absurdo enfrentado no corredor ABD (Av. Cupecê, em outro ponto), respirei fundo e falei: “Aí, sim, um ótimo carro para a cidade”. O motor teve um desempenho legal. Não senti aquela força toda encontrada em modelos mais leves da Chevrolet, como no Celta, mas fiquei bem satisfeito. A suspensão também. Apesar da impressão de que ela é muito macia continuar, achei isso bom para a cidade. Também gostei que as trepidações das irregularidades no asfalto não são passadas para o volante, o que deixa o motorista menos cansado e com menos adversidades na hora de dirigir. Ontem (sábado), pude conferir o desempenho do Uno na estrada. Fui até Cotia, em São Paulo, utilizando o Rodoanel desde a Anchieta até a Raposo Tavares. O carro se saiu muito bem naquele ponto. Absolutamente nada a reclamar. Na Raposo, porém, com mais subidas e descidas, senti certo sofrimento do 1.0 em aclives. E logo percebi que o sofrimento era, na verdade, mais uma falta de adaptação. O ruído que ouvimos do habitáculo em relação ao motor e à rolagem dos pneus na estrada é consideravelmente alto. Mesmo quando estamos a 3.000 giros, percebemos como se estivéssemos a quase 5.000. Logo, você troca de marcha no impulso e acha que a próxima não deu conta. Comecei a reparar que esse impulso me fazia realizar as trocas muito antes do que o de costume. Passei a me basear no contador de giros e senti, aí sim, o motor trabalhando bem melhor. Confesso: falta de experiência minha. Aí vem o único problema que considero um pouco pior do carro. Quando liguei ele novamente, ainda em Cotia, tive uma grande subida para sair do lugar onde eu estava. Mas o motor deu umas “rateadas”. Mesmo com a aceleração constante, os giros subiam e desciam. Isso durou alguns minutos, poucos. Achei que podia ser algum problema com a subida, apesar de nunca ter passado por essas pequenas falhadinhas antes. Pela noite, porém, fui sair novamente com o carro e senti novamente essas pequenas falhas. Vou pesquisar um pouco mais e tentar entender exatamente o que acontece com o bom motorzinho 1.0 do Uno. Questão de adaptação Falemos, agora, de alguns pontos que o motorista precisa se adaptar. Primeiramente, gosto sempre de deixar muito claro: apesar de ser muito novo e muito elogiado, ainda é um Uno! Muita gente esquece isso. Pela empolgação da novidade, acha que está andando ou vendo um carro de R$ 50.000. Aí causa certa decepção. Considerando que o carro é de entrada, é muito bom, sim! Bem, vamos lá. Inicialmente, o que eu disse sobre os plásticos no interior é algo facilmente compreensível, se considerado o que eu disse no parágrafo anterior. O acionamento dos vidros elétricos é feito no console central, ao lado do volante. Várias vezes eu fui mexer na porta e lembrei somente depois onde era. O vidro, por sua vez, não abaixa completamente. Sobra uma pequena parte dele para fora, coisa insignificante. Com a suspensão, como eu disse também, a adaptação leva um tempinho, mas, depois, você fica bem com as reações do carro. Sobre o motor, também. O carro acaba tendo um desempenho ótimo para a cidade, sofrendo um pouquinho só na estrada, mas nada demais. O maior problema do carro, mesmo, é o som do motor, que você ouve muito alto de dentro do veículo. Um isolamento um pouco melhor talvez resolvesse isso. Outra coisa que você terá de se adaptar em um novo Uno, ao menos por enquanto, é a “popularidade”. Todo lugar que eu vou, as pessoas cercam o carrinho para conferir mais de perto. Na rua, também. Muita gente para o carro do lado e fica babando, com um ar claro de aprovação. Motoqueiros chegaram a elogiar o carro para mim. Mas essa é uma adaptação boa, convenhamos. Assim que reabastecermos o Uno, faremos uma média do consumo, considerando muito trânsito em um dia e estrada livre no outro. E vocês, estavam esperando muito do novo Uno? Até o momento, estão gostando do modelo? Era o que esperavam? Mais? Ou menos?

Nenhum comentário: