16 de jun. de 2010

Como acreditar na Toyota?

Fabricante joga culpa pelo travamento do acelerador no tapete.

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Em uma bela tarde de sábado, durante um bate papo com amigos, surgiu o assunto recall da Toyota. Não coincidentemente, naquela mesma semana o Ministério Público de Minas Gerais proibiu a montadora japonesa de comercializar o modelo automático do Corolla, por causa do mesmo problema apresentado por centenas de milhares de veículos semelhantes, em diversos países do mundo: travamento do acelerador.

Curioso mesmo foi a resposta da montadora: a culpa é do tapete. E, por incrível que pareça, o erro para a Toyota é de aplicação, má fixação do produto genuíno ou ainda uso de produto diferente daquele que é fabricado a pedido da Toyota e comercializado apenas nas revendas autorizadas.

Aqui vai, então, uma pergunta: quem entre vocês acredita que um tapete pode causar travamento do pedal de acelerador, a ponto de causar um acidente? Eu acredito. Isso realmente é possível. O travamento do pedal do acelerador pode ocorrer por diversos motivos, entre eles por causa do tapete mal posicionado, ou ainda por um paralelepípedo apoiado sobre ele, e também por causa de atrito entre partes plásticas que compõem o sistema do acelerador.

Ocorre, porém, que se isso tem causado acidentes, poderia ser evitado. Neste carro e em todos os outros que apresentarem o mesmo comportamento. Acompanhe o raciocínio: o dono do carro entra, dá a partida, coloca a alavanca da marcha em D (drive) e acelera. O pedal trava, o motor acelera e o giro sobe. Qual a reação do motorista? Gritar “Meu Deus!” ou um palavrão qualquer? Pular para fora do carro? Ou pisar no freio? Eu fico com a primeira e com a última. Claro. Em qualquer situação de perigo, atrás do volante, a primeira reação do motorista é pisar no freio e com força.

Diante desta situação, o que o sistema de injeção teria de fazer? Seria fácil para um sistema inteligente notar essa falha? Por quê? Porque a segurança tem de ser prioritária em um automóvel. Nestes carros e em todos os veículos atuais, o acelerador é eletrônico e a sua ação não depende só do motorista. O acelerador é eletrônico por um motivo: para viabilizar os sistemas de segurança ativa. Como por exemplo: Se o sistema identificar o pedal do acelerador acionado e ao mesmo tempo o pedal do freio, seria prioritária a frenagem do veiculo, ou seja, fazendo o retorno da abertura da borboleta.

Já imaginaram como seria o sistema ABS sem acelerador eletrônico? E o sistema EPS (estabilidade eletrônica ou anticapotamento)? Em um carro com piloto automático, o que ocorre quando o motorista pisa no freio quando o sistema está ativo? Corta o acelerador.

Não importa a forma de condução do veículo, se o motorista por o pé no freio é porque ele quer parar o carro e isso deve ser prioritário. Mesmo que o pedal de aceleração esteja travado no fundo da tábua, mesmo que o pé do motorista esteja pressionando o acelerador com toda a força do mundo, se o outro pé acionar o freio e fizer pressão, o carro deve desacelerar, a borboleta deve fechar, pois o motorista deu sinal de que quer parar.

Então, caros reparadores, mesmo com o tapete travando o acelerador, o “sistema inteligente” pode fazer algo como ler dois sinais “Freio e Acelerador” e fazer uma pequena lógica 1 + 2 = 2. Para a matemática, isso estaria errado, mas para um sistema inteligente seria o seguinte: Acelerador (1) + Freio (2) = Freio (2). Como produto final: “Na Dúvida, Pare”.

Não basta só falar em eletrônica embarcada, em sistemas inteligentes, e sim tornar essa frase mais próxima do real. No comunicado à imprensa, a Toyota chama os proprietários do Corolla de burros, a ponto de não saberem fixar um tapete no carro. É lamentável, ou pior, não pensaram nisso.

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