13 de fev. de 2010

Novo BMW Série 5 é avaliado em Portugal

Novo BMW Série 5 é testado em Lisboa e chega para enfrentar com Audi A6 e Mercedes Classe E


Após muita espera, seguida de fotos espiãs do modelo – que andava camuflado pelas ruas da Alemanha –, o novo BMW Série 5 foi revelado na cidade de Lisboa, em Portugal. A sexta geração do sedã de luxo chega renovada para enfrentar grandes concorrentes como a Mercedes Classe E e o Audi A6.
De início, fica clara a inspiração da marca alemã no protótipo BMW CS Concept, apresentado durante o Salão de Tóquio de 2008.
Com a nova geração, o Serie 5 ganhou ar mais sóbrio e moderno ao mesmo tempo, graças à carroceria com feixes de vincos. Na parte dianteira, destaque para os quatro novos vincos no capô, que reforçam a ideia de velocidade. Os dois ressaltos centrais fazem um "V", cuja ponta abriga a logomarca da BMW. O conjunto ótico tem dupla parábola alongada e contornos irregulares.
Na lateral, a linha de cintura, que corta o modelo na altura das maçanetas, parece ter ficado ainda mais protuberante. Ele parte das lanternas traseiras e se dissipa na altura da caixa de roda dianteira. Na parte traseira, o que chama a atenção são as lanternas horizontalizadas e com leds, que invadem a tampa da mala, e tornam-se mais largas nas extremidades. A dupla saída de escape sugere esportividade ao Serie 5.
A motorização, aliás, é outro item que reforça o apelo esportivo. Para o Serie 5, a montadora alemã oferece seis opções de propulsores: são três a gasolina com seis cilindros, um a gasolina com oito cilindros, além de outros dois a diesel com seis cilindros.
Em toda a Série 5, os propulsores são assistidos por uma transmissão automática de oito velocidades, que promete contribuir para o rendimento otimizado do motor. A caixa, aliás, já havia sido testada no laboratório de pesquisa da marca, localizado em Munique. Além disso, o BMW Série 5 segue o programa "EfficientDynamics", que tem como objetivo oferecer boa economia de combustível, poluindo menos o meio ambiente e não comprometendo o desempenho do veículo. Dependendo do modelo, O Serie 5 pode até trazer o chamado "Brake Energy Regeneration", que abastece as baterias do veículo com eletricidade gerada pelas frenagens.
No Brasil, a evolução do Série 5 deverá ser vista pela primeira vez durante o Salão de São Paulo, em outubro. Já a comercialização deverá começar logo após o término do motorshow. Atualmente, o sedã parte de R$ 273 mil, na versão 530i.

Primeiras impressões: Vigor alemão
Por Carlos Valente e Ivana Cenci (InfoMotori.com/Itália) exclusivo para Auto Press
(Lisboa/ Portugal) – A BMW escolheu a capital portuguesa para mostrar a mais nova geração do Serie 5. O modelo testado, um 535i, chega empurrado por um motor 3.0 litros, com seis cilindros em linha e duplo estágio, capaz de gerar potentes 306 cavalos e um torque máximo de 40,7 kgfm. Após o lançamento do novo sedã, a montadora alemã promete comercializar ainda um propulsor turbodiesel mais esportivo, com injeção direta e cárter de alumínio.

A primeira revelação, logo de início, é que o novo Serie 5 deu adeus às demais linhas ousadas e criativas para regressar com um rigor germânico classudo, que entusiasma os fãs da marca bávara. As principais mudanças estilísticas são encontradas na parte dianteira, começando pela grade, que aparece mais protuberante. No para-choque mais bojudo encontra-se uma discreta saída de ar. No interior, as características modernas dão um toque de luxo ao ambiente. O cockpit tem um estilo inconfundível, que parece chamar o condutor para levar o Serie 5 para a estrada.

O novo Série 5 não decepciona. Muito pelo contrário. A tração traseira exalta um chassis extremamente rígido e leve. Além disso, o "Adaptative Drive", oferecido como item opcional, permite que o motorista ajuste a forma de condução, modificando desde o tempo da troca de marcha à calibragem da suspensão, até a firmeza na direção. A peculiaridade desse sistema, desenvolvido pelos engenheiros da BMW, é garantir total controle do veículo e supremo prazer de condução.

Por debaixo do capô, o motor biturbo 3.0 litros do 535i tem o funcionamento semelhante a um V8 5.0 litros: se comporta de maneira suave em baixas velocidades, mas esconde vigor surpreendente. Essa flexibilidade, que pode ser demonstrada na pista do Circuito de Estoril, é o resultado dos turbos duplos e do comando variável de válvulas. Cada vez mais segura, com desempenho satisfatório, a nova geração do Série 5 não deixará de arrancar muitos sorrisos dos sortudos que têm um desses na garagem.

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