26 de mar. de 2010

Que carro porreiro! Uma corrida de Brasil a Portugal

Veja a versão portuguesa de palavras para o mundo sobre rodas

http://www.webmotors.com.br/webmotors/ssRevista/_fotos/abre-br-pt.jpg

Nossa língua, embora feita sobre a mesma plataforma do português de Portugal, ganhou adaptações e transformações com a passagem dos séculos. Exemplos: aqui, você enfrenta uma fila; lá, uma bicha; o menino de cá é o puto de lá; se algo aqui é legal, em Portugal é bestial. O vocabulário automobilístico de nossos conterrâneos também apresenta algumas diferenças que merecem estudo prévio. Assim você evita constrangimentos, especialmente se resolver alugar um carro nas terras de Camões e Saramago.

Leia o seguinte texto com os termos de lá e veja se você é um gandarro no assunto (tradução no rodapé da página).

O primeiro passo para alugar um automóvel é possuir uma Carta de Condução. Se você é do tipo que gosta de clássicos, até pode encontrar uma Carocha em bom estado, mas em termos de consumo contido não será bom negócio para o bolso. Cheque a matrícula e, no caso de um modelo que você nunca dirigiu, leia também o manual do construtor.

Cuidado com o excesso de velocidade, especialmente nas estradas alcatroadas, você pode ganhar uma coima. Fique de olho na agulha do conta-rotações. Se passar do limite, meta o pé na embraiagem e no travão. Cuidado também com o peão que salta do autocarro. Na Europa, ele é mais respeitado do que no Brasil.

No mais, encha o depósito, aproveite o tejadilho de abrir – isso se sua carrinha possuir um – e desfrute de uma boa bacalhoada em uma casa de pasto tradicional.

Madredeus é boa pedida para soar nos altifalantes. Mas não se distraia. Brasileiros têm fama de bons motoristas, não vá ser você um azelha no trânsito de lá.

Porreiro: bacana.
Gandarro: conhecedor, esperto.
Carta de Condução: carta de motorista
Carocha: Fusca.
Consumo contido: econômico.
Matrícula: placa.
Construtor: fabricante.
Alcatroadas: asfaltadas.
Coima: multa.
Agulha do conta-rotações: velocímetro.
Embraiagem: embreagem.
Travão: freio.
Peão: pedestre.
Autocarro: ônibus.
Depósito: tanque.
Tejadilho de abrir: teto solar.
Carrinha: perua.
Casa de pasto: restaurante.
Altifalantes: alto-falantes.
Azelha: barbeiro.

Nenhum comentário: