3 de dez. de 2009

Sinais de um motorista agressivo

Dados peludos no retrovisor, adesivos com frases engraçadinhas, placa personalizada? Bem, você faz parte do grupo de risco, diz estudo

Baixinhos dirigindo utilitários? Não. Playboys em carrões importados? Mulheres mal amadas? Também não. De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual do Colorado e publicado no Journal of Applied Social Psychology, os sinais para reconhecer motoristas propensos à agressividade no trânsito são claramente identificáveis: eles personalizam seus carros.

E não precisa ser nada muito radical. Segundo os especialistas, dados peludos, placa personalizada ou adesivos – mesmo os mais pacíficos do tipo “eu acredito eu anjos” – são indícios de que o condutor usa o veículo para marcar o território, do carro e do espaço físico por onde ele circula. “Quanto mais personalizações, mais o motorista está predisposto a usar o carro para expressar sua raiva. Entretanto, uma mera modificação já é sinal de que naquele carro há um ‘marcador de território’ pronto a explodir”, diz um dos pesquisadores

De acordo com o especialista em condutores agressivos da Universidade de Hertfordshire, Mark Sullman, “motoristas territoriais transferem esse comportamento para o carro e tendem a responder de forma agressiva quando enfrentam uma situação de estresse na direção”. Para o pesquisador, a personalização é uma forma de o condutor se tornar um com seu carro. “Assim ele acredita estar mais protegido quando se sente ameaçado ou prejudicado no trânsito”.

A conclusão, como se pode imaginar, é polêmica. Phil Gomm, assessor de imprensa do Royal Automobile Club Foundation, contestou o resultado do estudo. “O carro é um espaço pessoal, uma extensão de nós. Por que não enfeitá-lo como bem entendemos? Certamente há milhares de motoristas responsáveis que colam adesivos em seus carros”.

Adesivos reveladores

Os estudiosos selecionaram algumas frases comumente usadas por americanos no vidro do carro e que podem denunciar um motorista agressivo:

Estou fora de mim. Volto em cinco minutos.
Quanto mais pessoas eu conheço, mais gosto do meu cachorro.
Apatia: é pegar ou largar.
Excesso com moderação nunca é demais.
Estar em cima da montanha é bem melhor do que estar sob ela.
Erros acontecem. Os culpados são os outros.

Você tem modificação no carro e ficou meio nervoso com esses pesquisadores? Cuidado. Eles podem estar certos.

Nenhum comentário: