3 de set. de 2009

Koenigsegg e GM formalizam troca de comando na Saab

Até o final do ano, 100% das ações da fabricante sueca irão para as mãos de Christian von Koenigsegg, com a bênção do governo sueco e do EIB





Em junho deste ano, anunciamos que GM e Koenigsegg estavam em negociações para que a segunda comprasse da primeira a Saab, empresa sueca que passou às mãos da GM no passado e não rendeu o que se esperava dela dentro do gigante norte-americano. Hoje as empresas anunciaram a formalização do negócio. Se todos os requerimentos forem cumpridos, especialmente os de garantia do empréstimo que a Koenigsegg terá de tomar, a Saab voltará a ser 100% sueca. E isso não é força de expressão.

O contrato de compra de ações que foi firmado entre GM e Koenigsegg, famosa pelos modelos CCR e CCXR, de altíssimo desempenho (o CCR foi recordista mundial de velocidade por algum tempo, com 387,87 km/k). Sueca de coração, a empresa terá 100% das ações da Saab no final do processo de compra, que deve ser concluído até o final deste ano.

Comenta-se que, além de colocar a Saab em condições de competir no mundo todo, com uma saúde financeira mais robusta, a Koenigsegg também tem a pretensão de utilizar a empresa para produzir em série o Quant, um modelo elétrico de quatro lugares. Assim esperamos!

Para ser concluído, o negócio tem de receber o financiamento do European Investment Bank, uma espécie de BNDES europeu, com o aval do governo sueco. Se tudo correr como o planejado, GM e Koenigsegg ainda terão algim tempo de convívio. Isso porque a marca está para lançar diversos modelos que contam com peças e tecnologia GM, como o Saab 9-5, baseado no Opel Insignia. O período de colaboração entre as duas empresas já foi determinado, mas não divulgado.

Com o anúncio do negócio, a Saab deve sair do processo de recuperação judicial em que se meteu (semelhante à concordata). “Concluímos mais um passo importante em ajudar a Saab a cumprir com todo o seu grande potencial. Nosso plano é transformar a Saab em uma empresa independente, vibrante e empreendedora, sustentável e lucrativa. Vamos reviver a herança sueca da Saab em sensibilidade ambiental, segurança, inovação em desenho e pela experiência prazerosa de direção”, disse Christian von Koenigsegg, CEO do grupo Koenigsegg.

Nenhum comentário: