Modelo equipado com motor 1,6-litro começa em R$ 30,99 mil e pode ultrapassar a barreira dos R$ 50 mil com os opcionais |
Com a mesma dianteira do Volkswagen Gol e do Voyage, a picape pequena tem, agora, a chance de retomar a liderança no segmento de utilitários pequenos. Se comparada com a Saveiro antiga, a nova picape está bem mais evoluída. Porém, se equiparada com a concorrência a utilitária da Volkswagen alcançou o mesmo patamar das já conhecidas Chevrolet Montana e Fiat Strada. Das quatro pequenas que existem no mercado, o modelo “antigo” da Volkswagen ocupou, de acordo com os números de vendas em julho de 2009, a terceira posição. A totalmente líder, Fiat Strada, marcou 8.275 unidades emplacadas, e a segunda colocada, a Chevrolet Montana, registrou 3.501 picapes vendidas. Enquanto isso, a Saveiro entrou na garagem de 2.740 clientes.
O número é bem abaixo de um modelo que foi a coqueluche dos anos 1980. A Saveiro pode ser comprada em três opções de acabamento e duas de carroceria. Aliás, agora, a picape ganhou um bom espaço interno com a versão na carroceria estendida. Atrás do banco dá para levar 300 l de bagagem.
Com as novas inovações dá até para se dizer que: “a Saveiro está correndo atrás do prejuízo”. Apesar da figura de linguagem, porque ninguém pode corre para trás, este é o termo que mais se encaixa na vida da utilitária. Afinal, a trabalhadeira demorou em deixar o motor longitudinal e dormiu durante muito tempo com a cabine simples.
Como itens opcionais a Saveiro traz equipamentos das picapes médias. Diga-se por sinal, quase tudo no modelo da Volkswagen é equipamento fora de série. Até o ar-quente só pode ser adquirido como item extra. Entre os equipamentos herdados das grandalhonas estão os ganchos deslizantes e os sensores de estacionamento.
A tampa da caçamba da Saveiro tem um sistema inédito no segmento. Trata-se de molas a gás que facilitam a abertura e o fechamento do compartimento de carga. Um pênalti neste caso é a impossibilidade de você carregar uma motocicleta na caçamba da cabine estendida. Ao arrancar a tampa, você anula a placa e, consequentemente, o lacre também.
Para aguentar a carga sem sambar
A suspensão dianteira independente, tipo MacPherson, é semelhante a do Gol e a mesma utilizada no novo Polo europeu. Um diferencial é o eixo traseiro, com construção interdependente com braços longitudinais. Durante o percurso elaborado pela Volkswagen deu para notar que a Saveiro apresenta um comportamento diferente das picapes que utilizam feixe de mola. Mesmo com um lastro de 350 kg, o carro se comportou bem em curvas.
A capacidade de carga da Saveiro, em ambas as carrocerias, é de 710 kg. A diferença fica por conta do volume que é de 924 l (na simples) e 734 l (na estendida). Com um peso em ordem de marcha de 1.020 kg, a Saveiro oferece uma relação peso/potência de 9,8 kg/cv quando abastecida a álcool. Se carregada até o máximo da sua capacidade este número sobe para 16,6 kg/cv.
A cabine estendida consegue levar materiais de até 1.334 mm de comprimento, já a cabine simples consegue levar até 1.655 m. Para conquistar este espaço na caçamba a Saveiro usa uma plataforma semelhante a do novo Gol e do Voyage, a diferença é que o seu entreeixos é maior, de 2,75 m. Já a largura do piso, determinado pelas caixas de rodas, é de um metro. Já a altura fica em 519 mm.
Motor e desempenho
A picape da Volkswagen está equipada com o motor EA-111 de 1,6-litro flexível em combustível. Trata-se do mesmo que equipa o Gol e o Voyage. Não existe nem a possibilidade do motor 1,4-litro entrar na jogada, segundo a Volkswagen. A transmissão MQ 200 foi adaptada ao novo modelo com relações de marchas específicas. Por exemplo, a 1ª marcha é 9% e a 2ª é 7% mais curta do que no Gol. Este detalhe ficou nítido quando o WebMotors aplicou o lastro de 350 kg na caçamba. O carro não fez muito esforço para sair da velocidade zero.
Apesar disso, a Saveiro se demonstrou mais “manca” que os seus irmãos de passeio na hora das retomadas em 3ª e 4ª marcha.
O motor oferece 101 cv rodando com gasolina e 104 cv com álcool. O torque é de 151 Nm com gasolina e 153 Nm com álcool. Segundo a Volkswagen, a cabine simples acelera de 0 a 100 km/h em 10,8s e a cabine estendida em 10,5s. Repare que o número da com cabine maior é melhor. Isso é justificado pela VW por ela apresentar um melhor coeficiente aerodinâmico: 0,359 contra 0,378.
Ao volante
Com os mesmos comandos do Gol e do Voyage, a Saveiro mantém a boa dirigibilidade dos seus irmãos. Tanto na versão estendida como na simples há um bom espaço para as pernas. A distância do assento para o teto fica em 986 mm. Já o espaço para as pernas fica em 1.048 mm. Como os trilhos dos bancos são os mesmos nas duas versões de carroceria, a distância do encosto para o volante é o suficiente para um adulto de 1,90 m. Na versão pé de boi não há regulagem de altura e profundidade do volante.
A visibilidade da Saveiro é bem aproveitada, os retrovisores dão um bom horizonte e a altura da caçamba e suficiente para que você mantenha uma boa condução. Mesmo com a caçamba carregada (350 kg), a Saveiro se mostrou estável. Tudo bem que este peso é a metade da sua capacidade máxima.
Nesta hora a relação de marcha mais curta nas primeiras velocidades oferece uma boa capacidade de arranque. Mas o problema fica por conta das retomadas em velocidades superiores. Ou seja, a Saveiro é aguerrida para iniciar o deslocamento, mas não oferece aquele desempenho de um automóvel de passeio em velocidades mais elevadas. Neste caso, a própria VW admitiu que trabalhou para prezar o torque.
A direção hidráulica conversa bem com o restante do carro, aos 100 km/h ela oferece respostas rápidas e firmes. Em baixa velocidade ela não fica tão leve como uma pena, mas também não exige aquele esforço de um braço “bombado”.
Comendo a Strada
A nova Saveiro chega na versão mais simples por R$ 30,99 mil. A versão cabine estendida custa 33,69 mil. Os principais itens das versões básicas são: pneus 175/70 R14, banco do motorista com regulagem de altura, parassóis com espelho e porta documento e tomada 12V. Outro principal diferencial da versão 1.6 é o parachoque de plástico preto.
A versão intermediária da Saveiro é a Trend. A cabine simples custa R$ 31,88 mil e a estendida R$ 34,61 mil. Os principais equipamentos desta versão, além dos apontados acima, são: roda de aço aro 14’’ com calotas, faróis duplos, grade na janela traseira, parachoques na cor do veículo, santantônio, rack longitudinal de teto (somente versão estendida), cintos de segurança com regulagem de altura e chave canivete.
A versão Trooper fica em R$ 36,44 mil e 38,99 mil. Os principais equipamentos da versão topo são: pneus 205/60 R15, roda de aço semelhante a do Fox, faróis duplos com máscara negra, brake light com iluminação na caçamba, direção hidráulica, janela traseira corrediça, volante com regulagem de altura e profundidade.
Opcionais e seus pesos
- Controle elétrico dos espelhos – R$ 380
- Travas e vidros – R$ 635
- Ganchos deslizantes – R$ 215
- Volante multifunciaonal – R$ 265
- Módulo rádio – R$ 390
- Módulo 4 alto-falantes – R$ 225
- Sensor de estacionamento – R$ 680
- Airbag e ABS – R$ 2.675
- Capota marítima – R$ 580
Fiat Strada
O modelo italiano Adventure com os mesmos itens e equipamentos da Saveiro Trooper custa R$ 45.244. A VW oferece um pacote com travas, vidros, espelhos, alarme e ar-condicionado por R$ 4,46 mil. Logo, a Trooper com este pacote fica R$ 1.794 mais em conta perante a concorrente.
FICHA TÉCNICA – Volkswagen SaveiroMOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal dianteiro, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.598 cm³ POTÊNCIA 101 cv a 5.250 rpm (gasolina) e 104 cv a 5.250 rpm (álcool) TORQUE 151 Nm a 2.500 rpm (gasolina) e 153 Nm a 2.500 rpm (álcool) CÂMBIO Manual de cinco velocidades TRAÇÃO Dianteira DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira RODAS Dianteiras e traseiras em aro 14” ou aro 15” (versão Trooper) PNEUS Dianteiros e traseiros 175/70 R14 ou dianteiros e traseiros 205/60 R15 (versão Trooper) COMPRIMENTO 4,49 m ALTURA 1,49 m LARGURA 1,70 m ENTREEIXOS 2,75 m CAÇAMBA 924 l (cabine simples) e 734 l (cabine estendida) PESO (em ordem de marcha) 1.020 kg TANQUE 52 l SUSPENSÃO Dianteira independente, do tipo McPherson; traseira independente com braços longitudinais FREIOS Dianteiros com discos e traseiros com tambores CORES Cores sólidas: branco Cristal, vermelho Flash, cinza Urano e preto Ninja. Três metálicas: prata Sirius, cinza Vulcan e a cor especial de lançamento azul Mediterrâneo PREÇOS R$ 30,99 mil (1.6), R$ 33,69 mil (1.6 estendida), R$ 31,88 mil (Trend), R$ 34,61 mil (Trend estendida), R$ 36,44 mil (Trooper) e R$ 38,99 mil (Trooper estendida)
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