por uma poça de água mais funda, como deve agir?
Pára o carro? Continua acelerando? Pisa no freio? E se o veículo morrer? Por tudo isso, o piloto de provas da Pirelli César Urnhani mostra, neste, feito em um terreno fora-de-estrada, qual a melhor maneira para vencer esse tipo de imprevisto, seja ele no trânsito urbano ou até mesmo em situações off-road.
A preocupação mais comum dos motoristas é evitar que a água entre no escapamento do carro, mas, na verdade, esse não é o maior problema quando se está enfrentando uma situação assim.
As maiores complicações são decorrentes da entrada de água na parte da frente do carro, onde está localizado o motor. Em vez da admissão do ar, o que acaba entrando no filtro de ar é a água, ocasionando o chamado "calço hidráulico". Por esse motivo, a admissão de ar em veículos off-road se dá por meio do snorkel (equipamento que funciona como um cano "respirador", acima da linha do teto do veículo. Assim, ele pode entrar na água sem problemas e continuar firme na trilha).
Como proceder
Entre com o carro de uma vez na água, formando assim uma onda, uma marola.
Ao se aproximar desta onda, não fique acelerando, mas pise na embreagem, seguindo a velocidade da onda. Dessa forma, o carro sempre fica na parte mais baixa da água, evitando maiores danos.
Se o veículo "morrer", não tente ligá-lo novamente. A água deve ter entrado no filtro e, quando isso acontece, é preciso retirar as velas e dar a partida sem as mesmas, para que a água acumulada saia. Depois de secas, as mesmas velas devem ser recolocadas para que se dê a partida novamente. Mas isso não é, de forma alguma, o mais indicado a se fazer. Se o carro "morrer", tire-o do local e chame um reboque ou um mecânico.
Dica:
Se o seu carro ficar parado no meio de uma enchente e não tiver como empurrá-lo, não o tranque totalmente.
Deixe uma porta parcialmente aberta, ou uma janela, para que a água possa entar. Isso acaba evitando que o veículo se torne uma "bolha" e flutue sem controle algum.
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