País gasta R$ 30 bilhões por ano em atendimento hospitalar a vítimas
No Brasil, morrem diariamente 95 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, 35 mil por ano, sem contar as milhares que ficam com seqüelas graves permanentes. Além de ser um número alarmante, o problema se tornou uma questão de saúde pública. Segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o País gasta R$ 30 bilhões por ano em atendimento hospitalar a vítimas de trânsito.
Não é só no Brasil que o trânsito ceifa centenas de vidas todos os dias. Trata-se de um problema mundial, onde a combinação de imprudência do motorista e falta de fiscalização pode gerar uma verdadeira guerra urbana e os veículos acabam sendo usados como armas.
Países, como a França e Alemanha, só conseguiram mudar esse quadro drástico quando as leis se tornaram rigorosas para punir os infratores. Também foi preciso mudar a cultura do motorista por meio de campanhas educativas.
A exemplo de outros países, o Brasil tem, desde de 2008, um programa que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva de veículos. Intitulado de Carro 100% / Caminhão 100%, o projeto contempla campanha educativa que tenta alertar o motorista sobre a necessidade de manter o veículo em bom estado para trafegar, mantendo, assim, a segurança no trânsito. Desses milhares de acidentes que acontecem em ruas e avenidas do País, quantos não causados por falta de manutenção, ocasionado falhas mecânicas?
Diferentemente do que acontece na aviação que possui um rigoroso plano de manutenção das aeronaves, os veículos rodam, muitas vezes, sem as mínimas condições, sendo verdadeiras bombas prestes a explodirem.
Tudo isso porque o motorista não tem o hábito de cuidar do veículo preventivamente, evitando que o mesmo fique vulnerável. Compostos por várias peças que se desgastam com o uso e o tempo, o veículo é uma máquina que precisa de manutenção.
Os motoristas devem ter consciência de que cuidar do veículo é uma forma de usá-lo de forma consciente e segura. Não podemos simplesmente ignorar e sair por aí com um carro, um caminhão ou uma moto com freios gastos. Essa atitude que parece ingênua e inofensiva pode provocar um grave acidente que poderia ser evitado.
O cuidado com o veículo é a regra básica que um bom motorista deve seguir, assim como não ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, bem como respeitar as leis de trânsito.
São medidas simples que podem salvar milhares de vidas todos dias. Basta colocá-las em prática. No dia do motorista comemorado, no dia 25 de julho, que também é dia de São Cristóvão, pense como você se comporta no volante e veja como pode contribuir para garantir paz e segurança no trânsito.
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Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva composto pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, entidades que representam a cadeia de reposição independente de veículos.
No Brasil, morrem diariamente 95 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, 35 mil por ano, sem contar as milhares que ficam com seqüelas graves permanentes. Além de ser um número alarmante, o problema se tornou uma questão de saúde pública. Segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o País gasta R$ 30 bilhões por ano em atendimento hospitalar a vítimas de trânsito.
Não é só no Brasil que o trânsito ceifa centenas de vidas todos os dias. Trata-se de um problema mundial, onde a combinação de imprudência do motorista e falta de fiscalização pode gerar uma verdadeira guerra urbana e os veículos acabam sendo usados como armas.
Países, como a França e Alemanha, só conseguiram mudar esse quadro drástico quando as leis se tornaram rigorosas para punir os infratores. Também foi preciso mudar a cultura do motorista por meio de campanhas educativas.
A exemplo de outros países, o Brasil tem, desde de 2008, um programa que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva de veículos. Intitulado de Carro 100% / Caminhão 100%, o projeto contempla campanha educativa que tenta alertar o motorista sobre a necessidade de manter o veículo em bom estado para trafegar, mantendo, assim, a segurança no trânsito. Desses milhares de acidentes que acontecem em ruas e avenidas do País, quantos não causados por falta de manutenção, ocasionado falhas mecânicas?
Diferentemente do que acontece na aviação que possui um rigoroso plano de manutenção das aeronaves, os veículos rodam, muitas vezes, sem as mínimas condições, sendo verdadeiras bombas prestes a explodirem.
Tudo isso porque o motorista não tem o hábito de cuidar do veículo preventivamente, evitando que o mesmo fique vulnerável. Compostos por várias peças que se desgastam com o uso e o tempo, o veículo é uma máquina que precisa de manutenção.
Os motoristas devem ter consciência de que cuidar do veículo é uma forma de usá-lo de forma consciente e segura. Não podemos simplesmente ignorar e sair por aí com um carro, um caminhão ou uma moto com freios gastos. Essa atitude que parece ingênua e inofensiva pode provocar um grave acidente que poderia ser evitado.
O cuidado com o veículo é a regra básica que um bom motorista deve seguir, assim como não ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, bem como respeitar as leis de trânsito.
São medidas simples que podem salvar milhares de vidas todos dias. Basta colocá-las em prática. No dia do motorista comemorado, no dia 25 de julho, que também é dia de São Cristóvão, pense como você se comporta no volante e veja como pode contribuir para garantir paz e segurança no trânsito.
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Antônio Carlos Bento é coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva composto pelo Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores; Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças; Sincopeças-SP – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo; Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo, entidades que representam a cadeia de reposição independente de veículos.
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