59º, 60º e 61º Dias
Curiosamente, o Vivace 1.0 também apresentou a mesma falha que o 1.0 Way ao acionar o motor pela primeira vez em dia frio. O propulsor engasgou e chegou a apagar algumas vezes neste fim de semana. Alguém com um Uno 1.0 também vivenciou a mesma situação?
Na estrada
Somando aproximadamente 300 kg (de 4 passageiros e suas bagagens) aos 895 kg desta versão Vivace (o que diminuiu a relação peso/potência para aproximadamente 15,9 kg/cv), o Uno partiu de São Paulo em direção ao litoral norte. Trafegando a 110 km/h na Rodovia Ayrton Senna e a 80 km/h na descida da Mogi-Bertioga, o Vivace realizou consumo de 13,7 km/l utilizando etanol.
Nas subidas e descidas da Rodovia Rio-Santos, entretanto, os 75 cavalos de potência e 9,9 kgfm de torque do motor perderam o embalo em diversos momentos, pedindo boa dose de paciência. A combinação de giro alto do motor com marchas reduzidas acabou diminuindo o consumo do Uno para 8,4 km/l neste trecho.
Na Volta para São Paulo, que incluiu a Mogi-Bertioga e a Ayrton Senna, o Uno também suou a camisa para manter o ritmo na subida de serra, e realizou consumo médio de 8,3 km/l.
Após rodar 380 km em estradas (dos quais aproximadamente 200 km foram entre subidas e descidas de serra), o consumo médio de etanol final foi de 9,0 km/l. O que o leitor acha deste valor, se levarmos em conta a estrada e o peso extra que o Uno estava transportando?
Diferenças
No interior, a única diferença perceptível entre o Vivace e as outras versões que já ocuparam a redação se faz presente no painel de instrumentos, onde, em vez do conta-giros, existe um econômetro no lado direito do painel que auxilia o motorista a gastar menos combustível. Nosso modelo também conta com um kit de customização, com desenhos no interior, mas como este é opcional, não o estou levando em conta.
O volante permanece o mesmo, com boa empunhadura, o câmbio impreciso também não mudou e nenhum dos ocupantes se queixou de falta de espaço. O acabamento interno também me agrada.
Até então, não tinha tido a oportunidade de trafegar em rodovia durante a noite com o novo Uno, e acabei tendo uma agradável surpresa com os faróis do modelo, cuja intensidade de iluminação é alta e o campo de visão, amplo. Os números do velocímetro também são de fácil visualização por conta de seu tamanho.
Um comentário:
Tenho o novo UNO Vivace, e apresenta este mesmo defeito , engasga até..... Não estou gostando muito , sempre tive um Celta, nunca deu problemas agora o UNO meu deusss
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