29 de set. de 2010

Novo Uno: Agrada na estrada.

83º, 84º e 85º dias

Utilizei o Uno 1.4 Attractive nestes 83º e 84º dias e o modelo apresentou alguns sinais de desgaste. Além da direção estar puxando levemente para a direita, a suspensão dianteira esquerda está emitindo um ruído incomum quando o compacto trafega em vias mal pavimentadas. Teremos que levá-lo a uma concessionária para averiguar o problema.
Como o modelo cedido para testes chegou a nossa redação com 8.654 km e certamente passou pelas mãos de diversos outros motoristas, todavia, é possível que o Uno não tenha recebido cuidado adequado. É importante avaliar em uma autorizada, portanto, qual é a origem e causa do ruído, antes criticar a durabilidade destes componentes mecânicos do compacto.
No mais, como era de se esperar após 84 dias de uso, o “Uninho” não apresentou nenhuma grande novidade no dia-a-dia. Reitero, apenas, o que disse Miotto disse no Post anterior sobre a cor do modelo: ela chama muito a atenção. Na realidade, o Amarelo Citrus chama tanto a atenção, que alguns cidadãos parecem se incomodar com a pigmentação do Uno e não hesitam, além de olhar espantados, a xingar. Também aconteceu comigo.

 

Diversas pessoas rejeitam a cor do Uno 1.4 Attrative. O que há de errado?
Consumo

Durante o período que trafeguei, aproveitei para calibrar os pneus do compacto (que estavam com 26 psi, ante os 28 psi recomendados pela fábrica) e fechar sua média de consumo. Com gasolina, o modelo realizou média de 9,7 km/l em ciclo urbano, o que demonstra que o Uno possui potencial para superar com facilidade os 10 km/l neste tipo de teste, se utilizar gasolina.
Faço tal afirmação porque, além de ter sido dirigido por 5 pessoas diferentes neste período (que possuem modos distintos de guiar), o Uno foi utilizado em condições diferentes do teste padrão de consumo: eu, por exemplo, trafeguei por regiões com muitas ladeiras e cheguei a andar com a lotação máxima permitida para o modelo, o que afeta a média.
Após completar o tanque com etanol, em vez de gasolina, utilizei o Attractive para uma viagem a trabalho até Sorocaba (SP). Trafegando entre 100 km/h e 120 km/h, o modelo realizou consumo médio de 13,0 km/l em uma primeira parcial. É importante citar que quando reabasteci o Uno, 34,75 litros de etanol foram colocados em seu tanque, o que significa que ainda existiam aproximadamente 12 litros de gasolina no reservatório. Ou seja, o modelo trafegou com uma mistura de ¾ de etanol e ¼ de gasolina.
Em Sorocaba, rodei por 61 km entre ruas e pequenas estradas com o total de 4 ocupantes, e obtive consumo médio de 9 km/l. Após reabastecido, o Uno trafegou por mais 115 km em rodovias até retornar para São Paulo e atingir consumo médio de 13,7 km/l em rodovias. Nada mal.
Na estrada
O Uno 1.4 Attractive agradou na estrada. Embora tenha dirigido buscando otimizar o consumo de combustível durante todo o trajeto, o que não me permitiu uma eventual retomada de velocidade ou aceleração que exigisse mais do motor, o modelo trafegou com muita disposição no percurso. Parte da energia do compacto está, como dissemos anteriormente, em seu câmbio com relações curtas, o que deixa o giro do motor sempre elevado.
As fotos abaixo foram tiradas durante a viagem e explicam a afirmação acima.


A 100 km/h o motor Uno gira a exatos 3.000 RPM



A 120 km/h o indicador de RPM do motor aponta pouco mais de 3.500 giros

Embora acredite que este o Uno 1.4 Attractive seja menos ruidoso que o 1.4 Way, o ruido do motor é relativamente alto em estradas, especialmente pelo giro estar sempre elevado. Infelizmente, as caixas de som são fracas e não abafam completamente o ronco do propulsor.
Na estrada, os freios e a suspensão do Uno também foram satisfatórios. Ele é um veiculo que vai muito bem para uso urbano sem, todavia, deixar de bom para uso rodoviário. Só não diria que é um veículo muitissimoo  “equilibrado” porquê sua dianteira sambou mais que o esperado com ventos laterais. Talvez, em função da direção puxando para a direita e do barulho da suspensão.

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