O Uno Vivace 1.0 se despediu da redação e deixou a vaga para o modelo 1.4 Attractive, última versão a participar do Teste dos 100 Dias. A unidade cedida pela Fiat conta com rodas de liga leve 14”, para-brisa térmico, kit Celebration 4, sistema de som com MP3 e cor Amarelo Citrus. Com esta pintura, por sinal, o modelo não passará despercebido por onde trafegar.
Uno Amarelo Citrus no trânsito
Logo ao sair da Fiat, notei que o motor do Attractive está um pouco mais silencioso que a configuração 1.4 Way testada por nós anteriormente. Descobri, entretanto, que o modelo em avaliação está com gasolina em seu tanque de combustível (contava com etanol na 1.4 Way), o que pode diminuir seu índice de ruído. Durante minha estadia com o modelo, circulei 60 km entre trânsito leve e médio, e apenas uma barra do indicador do tanque de combustível foi apagada.
A indicação aponta um baixo consumo, mas antes de tirarmos conclusões, é necessário ter em mente que o Uno não foi reabastecido por nós, o que significa que seu tanque de combustível possa ter sido enchido literalmente até a boca, fazendo com que a primeira barra demorasse a ser consumida.
Uno 1.4 Attractive
Apesar do acabamento desta configuração ser simples, sem adesivos internos, os materiais utilizados são bons e não decepcionam no quesito visual. O painel de instrumentos volta a contar com RPM no lado esquerdo, enquanto o econômetro, do lado direito, foi aposentado.
Ao volante
Após ter notado que a embreagem do 1.4 Attractive é um pouco mais dura que a do Vivace 1.0, foquei-me, mais uma vez, no motor. Conforme havia dito anteriormente, o propulsor 1.0 é mais eficiente e seu câmbio é mais bem escalonado que o da configuração com bloco de maior volume. E é verdade, o Uno não decepciona na versão básica.
Mas não há como ignorar que, mesmo sendo mais ruidoso, menos eficiente e utilizando câmbio com relação de marchas muito curta (o que é bom para dirigir esportivamente, mas incomoda quem deseja um veículo silencioso e confortável), o Uno 1.4 anda muito mais que a versão 1.0. Com álcool, o modelo é apenas 13,3% mais potente, mas possui 26,2% mais torque. Na prática, o 1.4 Attractive retoma velocidade com vigor e chega a ser empolgante para quem acaba de deixar um veículo 1.0.
No mais, o “Uninho” continua confortável e gostoso de ser dirigiddo. Em breve, publicaremos, um post com o consumo médio final do Uno Vivace 1.0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário