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Modelo apresentado pelo Grupo Caoa no Salão do Automóvel de São Paulo tem preços definidos a partir de R$ 58 mil
O representante da Hyundai no Brasil, Grupo Caoa, lançou oficialmente o i30 no Brasil. Entretando, o carro, já está à venda há pelo menos duas semanas (e anda vendendo bem). Ele foi apresentado no Salão de Genebra de 2007 e no Salão do Automóvel de São Paulo de 2008. O recém-chegado tem uma árdua missão pela frente: a de conquistar espaço no segmento dos hatches médios. Essa categoria é atualmente dominada por velhos conhecidos do público nacional, como Volkswagen Golf, Fiat Stilo e Chevrolet Astra. Além de o novato ter de enfrentar os três líderes, ele terá pela frente os modelos Citroën C4, Ford Focus, Nissan Tiida e Peugeot 307.
O hatch coreano chega primeiramente equipado com motor 2-litros a gasolina de 143 cv a 6.000 rpm. O torque deste propulsor é de 190 Nm a 4.600 rpm. A transmissão do i30 que será vendido no Brasil é um câmbio automático de quatro velocidades, sem a possibilidade de trocas manuais. A opção mecânica de cinco velocidades ainda não está disponível e deve chegar nos próximos três meses, por R$ 54 mil.
Com 1.327 kg e uma capacidade para levar até 340 l no porta-malas, o i30 oferece uma relação peso/potência de 9,3 kg/cv. Segundo dados oficiais da Hyundai européia, o i30 equipado com o motor 2-litros acelera de 0 a 100 km/h em 11,1s e atinge a velocidade máxima de 195 km/h. Segundo os dados do fabricante, o i30 faz 17,2 km/l na estrada e 10 km/l na cidade, média de 13,2 km/l. Vale lembrar que essa medição foi elaborada com gasolina e padrões europeus. A Hyundai não divulgou os dados de acordo com a NBR 7024, a norma brasileira. Na Europa, o Hyundai é equipado com rodas de aro 16” e pneus 205/55. Por aqui ele ganhará, com a tropicalização, rodas de aro 17” com pneus 225/45.
O i30 terá quatro versões de acabamento. A mais em conta tem um valor sugerido de R$ 58 mil. Ela oferece dois airbags, ar-condicionado, rádio com leitor de MP3, porta-luvas refrigerado, ESP (programa eletrônico de estabilidade) ABS e EBD (distribuidor eletrônico de frenagem). Um pouco acima deste modelo é a versão com teto solar, vendida a R$ 63 mil.
A terceira versão oferece ar-condicionado digital, quatro airbags, teto-solar, rádio com leitor de MP3 e os mesmos equipamentos de segurança encontrados no modelo de entrada. O valor é R$ 69,9 mil. A versão topo de linha custa R$ 72 mil. Ela tem os mesmos itens da anterior, porém o conjunto de airbags é formado por oito bolsas.
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