30 de ago. de 2010

Novo Uno: Mudou (quase) tudo.

38º, 39º e 40º dias

Não dá para negar que, quando o assunto são carros compactos, o novo Uno é o nome do momento. Desta vez, a plataforma clássica mantida pela Fiat por mais de 20 anos deu lugar a um produto totalmente reformulado, que ganhou traços mais modernos e vistosos. O layout interno também passou por uma transformação bastante positiva.

Nos últimos meses, confesso que ele foi um dos modelos que mais me chamou atenção. Na mídia e nas ruas, é sucesso absoluto. Por enquanto, é quase impossível trafegar com ele sem ver alguém arregalar os olhos e levar a cabeça até perdê-lo de vista. Mas, nesse ponto, ainda estou um pouco em dúvida. O que chama mais atenção ainda é o carro em si ou a cor verde box bem chamativa? Sei lá.

Pois é. Na última sexta-feira surgiu a oportunidade de dirigi-lo. O roteiro já estava definido: uma viagem até Serra Negra, localizada a 150 km de São Paulo. O trajeto foi pela rodovia Anhanguera (SP-330), passando pelas cidades de Itatiba, Morungaba e Amparo. Era uma ótima oportunidade de testar o nosso verdinho nas curvas, pois uma parte do trajeto é feito por pistas bastante sinuosas.

Ao entrar no veículo, algo de cara me chamou a atenção: a visibilidade. Diferentemente de muitos populares que andam por aí, os retrovisores são grandes e propiciam um campo de visão excelente. A Fiat também pensou nas pessoas de alta estatura: mesmo com meus 1,92 m, senti-me bem confortável.

Nesses três dias, foram mais de 300 km rodados. Suficientes para se ter uma ideia geral sobre o funcionamento do novo modelo na visão de um consumidor. O barulho do motor (como já foi relatado por aqui) realmente incomoda. Nas curvas, o carro se comporta muito bem, transmitindo segurança.

O motor 1.4 é forte e se mostra ideal para o tamanho do veículo. Porém, nas subidas mais inclinadas faltaram alguns cavalos. Mas nada de comprometedor. Não gostei muito do câmbio, que segue a tendência das versões anteriores do Uno. Falta precisão, principalmente nos engates da 1ª e da 3ª marchas.

Agora, o que realmente eu não entendo é o rádio Connect. Por que a entrada USB está dentro do porta-luvas? Para quem (meu caso) usa e abusa desse dispositivo, é extremamente desconfortável a sua posição. E se, além disso, você é daqueles que utiliza todo o espaço do porta-luvas (olha eu de novo), pode começar a pensar em um outro lugar para guardar as tranqueiras ou aposentar o pendrive.

Hoje pela manhã, a caminho da editora, um chiado chato vindo do alto falante dianteiro esquerdo começou a incomodar. Durou cinco minutos e parou. Caso o problema volte, sem dúvida vocês ficarão sabendo.

Querem saber se eu compraria o novo Uno? Depende. Sou proprietário de um Celta 1.0 VHC e, entre um e outro, fico com o Fiat por itens como design e conforto. Porém, não pagaria mais do que os R$ 27.590 de saída. No geral, o carro é bom, econômico, mas peca mesmo no câmbio. Para quem procura um modelo popular de baixo custo, ele é ideal diante do que temos hoje no mercado.

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