27º dia
Ruído interno | Motor 1.0 | Motor 1.4 | |
Ponto morto | 50 dB | 57,8 dB | |
50 km/h | 62,4 dB | 62,4 dB | |
80 km/h | 66,4 dB | 65,3 dB | |
120 km/h | 68,1 dB | 72,4 dB |
É possível notar que em ponto morto o 1.4 é nada menos que 7,8 dB mais ruidoso que o 1.0. A 50 km/h o barulho é o mesmo, mas a 80 km/h, porém, o motor maior reverte a desvantagem, provavelmente por conseguir rodar em rotações mais baixas. A 120 km/h, no entanto, o 1.0 volta a ser 4,3 dB mais silencioso.
Aceleração de 0 a 100 km/h | |||
Uno Way 1.0 | 17s2 | ||
Uno Way 1.4 | 13s9 | ||
Retomadas | 40 a 100 km/h | 60 a 120 km/h | 80 a 120 km/h |
Uno Way 1.0 | 18s1 | 20s5 | 15s7 |
Uno Way 1.4 | 12s8 | 17s2 | 13s2 |
No dia a dia, contudo, essa diferença no cronômetro a favor do 1.4 não aparece tanto. E, até que ele me prove o contrário, ainda vou de 1.0.
Incômodos e conveniências do dia a dia
Mudando um pouco de assunto, percebi que o Uno tem um habitáculo espaçoso e agradável, com bom nível de acabamento para um carro de sua categoria, mas peca em alguns aspectos.
O comando dos vidros elétricos, por exemplo, saiu das portas e foi para o painel central. É um recurso que poupa custos da montadora, mas, pelo menos para mim, torna o acionamento do sistema um inconveniente, já que instintivamente direciono minha mão esquerda à porta para abrir o vidro. Tem gente que gosta e montadora que insiste em dizer que os clientes não se importam, mas eu, enquanto consumidor, me importaria. E vocês?
Outra coisa que não gosto é o sistema de regulagem dos encostos, que não permite uma acerto progressivo, como nas velhas e boas roldanas.
Em contrapartida, há um bom espaço à frente do câmbio para colocar a carteira, o celular ou outros objetos.
Pode parecer implicância, mas, acredite, ao longo dos dias essas soluções “menos inteligentes” cansam.
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