(6º dia)
A constatação vem pelos equipamentos que o carro avaliado trouxe. E isso não é culpa de ninguém. A marca disponibiliza para testes o que tem de melhor em sua frota e nós precisamos do carro que ela ceder para começar os testes. Para dar mais veracidade ao cotidiano do cidadão “comum” com o carro o certo seria ele vir “pelado”, mas não foi possível.
Comecei a contar os opcionais e “montar” o nosso Way 1.0 no site da Fiat. São 10 itens opcionais contidos nele. Vou considerá-los um a um:
HSD (High Safety Drive), vulgo airbags duplo e freios ABS. Ao custo de R$ 2.332, ele é um dos que o consumidor menos adquire. Infelizmente, ainda não temos essa cultura de segurança para os carros pequenos. Para adquirir um Uno Way com ele você terá de adquirir também, pelo menos, o kit Celebration 2 compostos por direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno mecânico, vidros elétricos dianteiros com one touch, desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 alto-falantes traseiros, 2 tweeters e antena) e travas elétricas. Este custa mais R$ 2 616.
O modelo da nossa sabatina está equipado, ainda, com ar-condicionado, que vem dentro do kit Celebration, que nada mais é que o Celebration 2, acrescido de ar-condicionado e para-brisa degradê. Aí o preço dos opcionais sobe para R$ 5.212. O ar-condicionado “sozinho”, sai por R$ 4.132. Se você quiser mesmo o quarteto “ar-direção-vidro-trava”, tem que optar por ele. Isso mais airbags e ABS custam R$ 7.544. Seu Uno Way 1.0 ja foi para R$ 36.294.
E ele ainda está sem as rodas de liga leve, pelas quais a Fiat cobra R$ 629. O nosso tem. O seu vai ter?
O kit tribal externo, o qual eu acho dispensável, sai por R$ 172.
O kit de personalização interna, que também não muda a sua vida em nada, está no Way dos 100 dias e sai por R$ 375.
O rádio CD/MP3 player custa R$ 314, e é um dos itens que eu faria questão de colocar no “meu” Way. Mesmo que o aparelho do novo Uno não tenha tanta familiaridade com o restante do interior quanto o do Palio, por exemplo.
A regulagem de altura do volante, eu só teria porque o item é baratinho e porque tenho mais de 1,90 m. Custa só R$ 81. Vale a pena!
Se você ainda precisar de bancos com regulagem de altura, porta copinhos e o 3º apoio de cabeça rebaixado, vai desembolsar mais R$ 335. O nosso também veio com esse item, chamado de kit Casual.
O Way dos 100 dias veio ainda com o kit Comfort. Um monte de soluções de acabamento e praticidade que incluem de mais interessante o comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, apoio de pé-esquerdo para o motorista, soleiras, porta-óculos, espelho no para-sol e o console central com porta-objetos e porta-copos. Tudo isso sai por R$ 345.
Em resumo, volto a frisar que esse é um novo Uno Way que você não teria e, aposto, poquíssima gente terá. O preço final dele é de R$ 38 545, Quase o mesmo de um Punto 1.4 Attractive 2011, que sai por R$ 39 290.
Além de que eu duvido que você opte por essa cor. Bom, pelo menos a verde Box é um pintura sólida e não se cobra nada a mais por ela.
Posso mostrar a diferença no seu bolso, se você preferir. Supondo que você dará 10% e financiará o carro em 48 meses, à taxa de 1,45% ao mês (que é geralmente cobrada pela Fiat), se optar pelo Uno Way 1.0 sem opcionais pagará parcelas de R$ 777,41, dando um saldo total final de R$ 40 287,71. Mas se quiser o modelo equipado como o deste teste, suas parcelas subirão parav R$ 1.042,27, e o Uno terá um preço total final de R$ 54.013. Caro, né?
Agora, me responde. Você equiparia o seu compacto “quase popular” com tudo isso? Ou partiria para um modelo de categoria superior?
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