91º Dia
O novo Uno está vendendo muito bem obrigado. Lançado em maio deste ano, o modelo já aparece na segunda colocação do ranking de carros de passeio mais vendidos do Brasil elaborado pela Fenabrave. Perde somente para o Gol, mas a diferença diminui a cada mês. Mas é sempre bom lembrar que tanto a Fiat como a Volkswagen contabilizam as vendas das duas gerações (Uno Mille e Gol G4) de seus carros-chefe como um todo.
Além do fator novidade, o novo Uno tem preços competitivos. A versão Attractive 1.4 começa em R$ 31.670. Com o acréscimo do kit Celebration 4 (direção hidráulica, faróis de neblina, vidro e trava elétrica e pré-disposição para rádio), kit casual (banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos móvel), desembaçador com ar-quente, para-brisa térmico, rodas de liga leve aro 14” e Rádio Connect CD/MP3 WMA com RDS, Viva voz Bluetooth e entrada USB o preço final do carro chega a R$ 36.331, segundo o configurador do site da Fiat com frete para a região de São Paulo. Tal configuração é exatamente igual a do último Uno do Teste dos 100 Dias.
Vejamos então o que a concorrência tem para conter o avanço do novo Uno também consultando os websites de marcas rivais. Comecemos com um rival interno, o Fiat Palio também na versão Attractive 1.4. Com o mesmo nível de equipamentos do modelo de nosso blog, o preço do carro, que começa em R$ 33.950, vai a R$ 37.543. A diferença de R$ 1.222 em relação ao recente lançamento não chega a ser proibitiva, mas certamente deve dar um nó da cabeça de muita gente na hora de visitar a concessionária.
Vamos para outra vitrine. A Chevrolet tem dois concorrentes para o Uno. O primeiro é o Celta Spitit, à venda a partir de R$ 28.530. Com os opcionais semelhantes ao do modelo da Fiat seu preço fica em R$ 31.192. O preço inferior é justificado pelo motor 1.0 mais fraco. A segunda opção é o Agile LT, que começa em R$ 35.758 e vai a R$ 37.165 com uma carga de componentes compatível com a do carro de nosso teste.
Agora vamos aos preços de um dos maiores rivais do Uno Attractive, o Volkswagen Gol 1.6. Mais potente e ligeiramente maior, o modelo da VW tem o melhor conjunto mecânico desta análise, porém, na versão de entrada vem pelado demais por salgados R$ 34.500. Com os mesmos componentes do nosso Fiat, o valor salta para R$ 39.310.
Se fosse comprar um carro hoje baseado em conceitos de custo/benefício certamente optaria pelo novo Uno. Só ele oferece performance razoável aliado ao bom espaço interno e um valor relativamente baixo para equipamentos opcionais. É pegar ou largar.
Uno rumo à oficina, de novo
O alto nível de ruídos internos do Uno Attractive é um bom motivo para levá-lo a uma concessionária Fiat. Além dos já citados barulhos oriundos da suspensão traseira e do tampão do porta-malas que vai batendo ao ritmo da via, notei hoje cedo também um ruído metálico que parece vir da suspensão dianteira, no lado direito. Vamos ver como a Fiat combate os grilos do novo Uno.
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