Marca supera Renault e sobe para quinta colocação no ranking.
O mês de maio foi de surpresa, com a Hyundai ficando em quinto lugar no ranking, superando a Renault. Na primeira quinzena a montadora coreana já estava na frente, mas havia a expectativa se não era apenas uma questão pontual. Não foi. Agora a Hyundai é a primeira montadora entre as novas com 3,7% de participação do mercado brasileiro.
As vendas do mês passado foram 9,9% menores do que abril e 0,6% abaixo de maio de 2009. No acumulado do ano há um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, ainda acima dos 8% previstos pela Anfavea - Associação dos Fabricantes de Veículos Automotivos, para este ano.
Em maio o mercado brasileiro vendeu 235.893 carros e comerciais leves, conforme números preliminares do Renavan, e já acumula 1.248.369 no ano. Apesar da queda, maio volta à realidade do mercado, depois da corrida pelas compras antes de acabar o incentivo fiscal, com o desconto do IPI. Março foi o último mês com IPI reduzido e vendeu 337.488 unidades, um recorde histórico. No mês seguinte ainda houve rescaldo das vendas e foram comercializados 261.916 carros e comerciais leves.
As vendas diárias tiveram uma queda de 14,2% em relação ao mês anterior. Em maio a média de vendas foi de 11.233 unidades por dia, com 21 dias úteis. Abril teve média de 13.096 unidades e 20 dias úteis. Se compararmos a média de vendas diárias do ano passado, houve uma queda de 6,3%, já que em 2009 foram vendidos, em média, 11.988 carros e comerciais leves por dia.
A Fiat manteve a liderança no mês com 23,3% do mercado e 54.952 carros e comerciais leves vendidos, seguida pela Volkswagen, que vendeu 54.384 unidades e tendo 23,1% da fatia do mercado. A GM vem em terceiro lugar com 46.532 unidades e 19,7% enquanto a Ford aparece em quarto com 19.974 vendas e 8,5% de participação. O destaque é a Volks que começa a se aproximar da Fiat e já pensa na disputa pela liderança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário