Dezenas de modelos nacionais e importados irão contar história do simpático besouro.
Hoje ele parece ultrapassado, mas já foi uma alternativa moderna e inovadora. O primeiro esboço do Fusca apareceu em 1932, há 78 anos, por obra do genial Ferdinand Porsche. De mecânica simples e confiável esse carro de linhas arredondadas fez um tremendo sucesso em todo o mundo e mais do que um automóvel, é um símbolo cultural, um personagem histórico, quase um de nós.
Hoje, 22 de junho é celebrado o Dia Mundial do Fusca, pois nesta mesma data, em 1934, foi assinado o acordo entre a Ferdinand Porsche GmbH e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, o que resultou no primeiro protótipo do chamado NSU, que por fim foi batizado de Volkswagen (carro do povo).
No Brasil, chegou com status de modelo importado, “última palavra em tecnologia da Europa”, no ano de 1953. As primeiras 30 unidades foram vendidas ainda no Porto de Santos. O consumidor percebeu rapidamente os predicados do Volkswagen, e o sucesso era crescente. Em 1959, na recém inaugurada fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, mais de oito mil unidades foram entregues no primeiro ano. Já na década de 1960, o carro teria 70% do mercado nacional de veículos novos, e em 1972 já seria um milhão deles circulando pelas nossas ruas. No Brasil, saiu de linha em 1986, para voltar em 1993, e se despedir mesmo em 1996.
Evento em SP comemora o Dia do Fusca
Amanhã, os paulistanos comemoram o Dia Mundial do Fusca com um desfile organizado no Sambódromo do Anhembi, e que deverá reunir centenas de besouros, com destaque para modelos importados e todas as séries que fizeram sucesso no Brasil.
Serviço
Encontro comemorativo ao Dia Mundial do Fusca
Av. Olavo Fontoura, portão 23 (Sambódromo do Anhembi)
Horário: a partir das 18h (desfile às 21h30)
Entrada: R$ 10 (carros placa preta) a R$ 28
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