A Chevrolet apresentou na última terça (21), no Campo de Provas da Goodyear, em Americana (SP), a linha 2010 do Astra, que deixou de ser oferecido nas versões Advantage e Elegance para chegar até o consumidor em configuração única. Os preços do modelo partem em R$ 44.389 para o hatch e R$ 47.504 para o sedã. Equipado com câmbio automático de quatro velocidades, os valores passam para R$ 50.240 e R$ 51.505, respectivamente.
Com o intuito de manter a liderança nas vendas do segmento de hatches médios, a marca adicionou mais equipamentos de série ao modelo que, em pouco mais de dez anos no mercado, atingiu a marca de 310 mil unidades comercializadas no País. Agora, itens como, ar-condicionado digital inteligente, novo revestimento aveludado dos bancos, grafismo branco dos mostradores do painel, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, espelho retrovisor interno fotocrômico e banco traseiro bipartido com descansa-braço central completam o conteúdo do pacote.
Mirando concorrentes como o Volkswagen Golf Sportline, Ford Focus GLX (ambos dotados de motor de 1,6 litro) e Fiat Stilo, que utiliza propulsor de 1,8 litro, a Chevrolet anuncia o Astra como o carro equipado com motor de 2,0 litros mais barato do mercado como trunfo para impulsionar as vendas do modelo. A motorização é a já conhecida Flexpower, que recebeu algumas alterações e equipa o Vectra e o Vectra GT, e desenvolve 133 cv de potência quando abastecida com gasolina e 140 cv com álcool, a 5.600 rpm. O torque máximo é de 18,9 kgfm com o tanque cheio do derivado de petróleo e 19,7 kgfm com o combustível vegetal, a 2.600 rpm.
Impressões com aceleração, slalom e tempo cronometrado
A avaliação do Astra 2010 foi realizada no Campo de Provas da Goodyear, na cidade de Americana (SP). Primeiramente, os jornalistas puderam conferir o comportamento do hatch pisando fundo em uma longa reta e em algumas curvas do circuito. O modelo tem boa aceleração mesmo com o ar-condicionado ligado e, de acordo com o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a máxima de 195 km/h, se for abastecido com gasolina. Com álcool, os números são de 9,8 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h e a velocidade final é de 200 km/h. Nas curvas, a suspensão firme garante boa estabilidade.
A parte mais divertida dos testes ficou por conta de uma volta cronometrada em um percurso demarcado por cones, que contava com slalom, pontos de aceleração e frenagem, além de várias curvas. Com bom torque em baixas rotações, o Astra mostrou boa agilidade em arrancadas. Na companhia de um instrutor, os jornalistas puderam testar a estabilidade do modelo e ainda registrarem as marcas das voltas mais rápidas. A ausência de freios a disco nas quatro rodas e ABS comprometeu um pouco as freadas mais bruscas.
Em suma, se o comprador procura por um carro com itens de conforto, desempenho superior ao de um modelo equipado com motor de 1,6 litro, com bom custo-benefício, mas não se importa com um visual cansado pelo tempo e tem até R$ 45 mil para gastar, o Astra ainda é uma boa opção a ser estudada.
Com o intuito de manter a liderança nas vendas do segmento de hatches médios, a marca adicionou mais equipamentos de série ao modelo que, em pouco mais de dez anos no mercado, atingiu a marca de 310 mil unidades comercializadas no País. Agora, itens como, ar-condicionado digital inteligente, novo revestimento aveludado dos bancos, grafismo branco dos mostradores do painel, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, espelho retrovisor interno fotocrômico e banco traseiro bipartido com descansa-braço central completam o conteúdo do pacote.
Mirando concorrentes como o Volkswagen Golf Sportline, Ford Focus GLX (ambos dotados de motor de 1,6 litro) e Fiat Stilo, que utiliza propulsor de 1,8 litro, a Chevrolet anuncia o Astra como o carro equipado com motor de 2,0 litros mais barato do mercado como trunfo para impulsionar as vendas do modelo. A motorização é a já conhecida Flexpower, que recebeu algumas alterações e equipa o Vectra e o Vectra GT, e desenvolve 133 cv de potência quando abastecida com gasolina e 140 cv com álcool, a 5.600 rpm. O torque máximo é de 18,9 kgfm com o tanque cheio do derivado de petróleo e 19,7 kgfm com o combustível vegetal, a 2.600 rpm.
Impressões com aceleração, slalom e tempo cronometrado
A avaliação do Astra 2010 foi realizada no Campo de Provas da Goodyear, na cidade de Americana (SP). Primeiramente, os jornalistas puderam conferir o comportamento do hatch pisando fundo em uma longa reta e em algumas curvas do circuito. O modelo tem boa aceleração mesmo com o ar-condicionado ligado e, de acordo com o fabricante, acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e atinge a máxima de 195 km/h, se for abastecido com gasolina. Com álcool, os números são de 9,8 segundos para ir da imobilidade aos 100 km/h e a velocidade final é de 200 km/h. Nas curvas, a suspensão firme garante boa estabilidade.
A parte mais divertida dos testes ficou por conta de uma volta cronometrada em um percurso demarcado por cones, que contava com slalom, pontos de aceleração e frenagem, além de várias curvas. Com bom torque em baixas rotações, o Astra mostrou boa agilidade em arrancadas. Na companhia de um instrutor, os jornalistas puderam testar a estabilidade do modelo e ainda registrarem as marcas das voltas mais rápidas. A ausência de freios a disco nas quatro rodas e ABS comprometeu um pouco as freadas mais bruscas.
Em suma, se o comprador procura por um carro com itens de conforto, desempenho superior ao de um modelo equipado com motor de 1,6 litro, com bom custo-benefício, mas não se importa com um visual cansado pelo tempo e tem até R$ 45 mil para gastar, o Astra ainda é uma boa opção a ser estudada.
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